em

Eco Parques quer triplicar visitação a Vila Velha

Na quarta-feira (19) uma reivindicação antiga para estimular o turismo em Ponta Grossa e toda a região foi oficializada. Na ocasião, o governador Ratinho Junior (PSD) assinou o contrato de concessão de áreas do Parque Estadual Vila Velha para a empresa Eco Parques do Brasil S/A – por meio de sua subsidiária, a Eco Vila Velha, pelo prazo de 30 anos.

A licitação, realizada em novembro do ano passado, selecionou a proposta economicamente mais vantajosa ao Estado. O investimento na estrutura deve ser de mais de R$ 15 milhões. A empresa também ofereceu repasse de 15,2% da receita bruta operacional ao Estado em troca da exploração comercial.

Segundo Carlos Eduardo Guimarães, diretor-executivo da Eco Parques do Brasil, a empresa pretende promover o crescimento gradativo de visitação do Parque Estadual Vila Velha. “Em 2018 foram 65 mil visitantes. Queremos um crescimento gradativo e sólido, para que não se tenha impacto ambiental. Nosso objetivo é que cada vez mais visitantes venham ao parque conhecê-lo, que valorizem sua riqueza e ajudem em sua preservação”, frisa.

Na avaliação dele, o Parque Estadual Vila Velha tem o mesmo potencial de crescimento que vem sendo registrado nas Cataratas. “As Cataratas saíram de um índice de 600 mil visitações ao ano para 2 milhões, ou seja, o número de visitantes triplicou. É isso que esperamos com Vila Velha: sair de uma visitação na casa de 60 mil ao ano e chegar a um patamar, e quem sabe ultrapassar, em longo prazo, de 200 mil visitantes ao ano”, compara.

Carlos Eduardo Guimarães: “queremos um crescimento gradativo e sólido” (Foto: José Aldinan)

Novos voos 
Um grande incentivo para o aumento do número de visitantes, aponta Guimarães, são os investimentos em infraestrutura. A novidade neste sentido é que a partir de março uma nova ligação aérea conectará duas das maiores belezas naturais do Paraná: as Cataratas do Iguaçu e o Parque de Vila Velha. Isso porque a VoePass (antiga Passaredo) iniciará no dia 29 uma operação entre Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

Para completar, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB) afirma que há inclusive, a possibilidade de um tíquete único de visitação em Vila Velha e nas Cataratas do Iguaçu, a partir da nova conexão aérea. “Entraremos em uma nova fase, com produtos turísticos de imensa qualidade e variedade, e grandes e positivas expectativas para a nossa cidade”, aponta o secretário municipal de Turismo, Edgar Hampf.

Modelo

A concessão de Vila Velha foi possível depois da aprovação de uma lei proposta pelo Governo do Estado e que autoriza a concessão e exploração de uso, total ou parcial, de áreas comuns nos 64 parques estaduais e nas unidades de conservação. A medida é importante para fomentar o turismo e gerar novos atrativos no Paraná em parceria com a iniciativa privada. O processo, que começou por Vila Velha, deve ser modelo para a concessão de outros parques.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.