em

Editora Estúdio Texto prepara novas publicações para 2019

Escritores ponta-grossenses iniciam 2019 com obras inéditas. Os livros levam o selo da Editora Estúdio Texto e devem ser lançados ainda no primeiro semestre deste ano. Entre eles, ‘Dentro da cabeça’, de Renata Regis Florisbelo, obra que deu origem ao concurso de minicontos e minicrônicas da autora em parceria com a Estúdio Texto.

Dentro da cabeça é o 13º livro de Renata e traz 88 minicontos e minicrônicas, sendo todos escritos exclusivamente para a obra.  O material recebido do concurso está em fase de seleção da autora e escritores convidados, os vencedores terão seus textos publicados no livro ‘Dentro da cabeça’ em capítulo exclusivo.

Mário Sérgio de Melo também edita nova obra. ‘Canjica de castanha’ é uma coletânea de memórias de pequenos feitos e fatos da vida do autor, escritas na forma de crônicas, pequenos contos e ensaios.

O historiador Cezar Benevides, professor aposentado da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), trabalha no terceiro volume da trilogia “edipus”, da Série Memórias: ‘edipus mato-grosensis’, já em fase final de edição.

Instituições que fazem parte da história de Ponta Grossa continuam ganhando visibilidade através do trabalho minucioso de muitos autores. É o exemplo de Luzia Borsato Cavagnari, autora do livro ‘Grupo Escolar General Osório: dos primórdios nos anos de 1930 à direção de Elzira Correia de Sá’. Para a apresentadora da obra, Teresa Jussara Luporini, “o trabalho apresenta significativa contribuição para a história local e regional articulando-a ao contexto nacional”.

  

Série referência

Quatro importantes obras integram a série referência da editora, destinada a publicações técnicas e científicas. O livro ‘Percursos e experiências da Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Estadual de Ponta Grossa’ (IESol-UEPG) apresenta trabalhos que retratam experiências, pensamentos, impactos na formação e na vida dos envolvidos com a economia solidária a partir do contato ou vivência com a IESol. A obra é organizada por Adriano da Costa Valadão, Francisco Salau Brasil, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, Manuela Salau Brasil, Peterson Alexandre Marino e Reidy Rolim de Moura.

Do mesmo grupo de pesquisa, ‘Economia solidária & tecnologia social: práticas e reflexões’, organizado por Adriano da Costa Valadão, Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, Manuela Salau Brasil e Reidy Rolim de Moura, retrata a importância da Economia Solidária, que tem, entre outros propósitos, tornar o Brasil um país mais justo e democrático. Além disso, as reflexões apresentadas visam lembrar que o reconhecimento das propostas hegemônicas em ciência, tecnologia e produção não podem ser as únicas opções para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

No formato e-book, duas publicações ganham destaque. ‘Arte e cinema intertextualidades entre a pintura de Francis Bacon e o filme Love Is the Devil: study for a portrait of Francis Bacon de John Maybury’, das professoras da UEPG Adriana Rodrigues Suarez e Ana Luiza Ruschel Nunes, e ‘Instituições educativas, cultura escrita e administração na América Portuguesa’, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

 

Editora lança obra coletiva com autores locais

No mês de março, a Estúdio Texto publica o edital da sua segunda coletânea. ‘Azulejo’ promete ser uma obra envolvente, trazendo contos, crônicas, poesias, fotografias e ilustrações a exemplo da primeira coletânea da editora, ‘A xícara’, que contou com 27 participantes. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (42) 3027-3021.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.