em

Educador afirma que poupança não é para ser usada no dia a dia

Segundo os últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), em junho, 13,3% dos brasileiros usaram as reservas da poupança para pagar contas do dia a dia.

Com uma taxa de desemprego ainda preocupante, 13,2 milhões em todo o país apenas no primeiro trimestre, segundo o IBGE, muitos entram em dívidas e usaram as reservas para pagá-las.

O presidente da Abefin, Reinaldo Domingos, do canal Dinheiro à Vista, faz um grande alerta: “Nessa hora, por mais que possa parecer impossível, é preciso estar focado. Sempre afirmo que é com os tombos que aprendemos a andar; assim, é hora de buscar uma reestruturação financeira, para atravessar esse período e, posteriormente, estar prevenido para imprevistos”.

Confira abaixo algumas orientações do especialista para evitar as dívidas durante esse período de dificuldade.

1 – Pagar dívidas imediatamente? caso perca o emprego, qual deve ser a primeira ação? “Se estiver endividado, por mais que pareça correto querer quitar com o dinheiro do fundo de garantia, isso pode ser um erro, pois, se usar muito deste dinheiro, estará sob o risco de ficar sem receitas para cobrir gastos à frente. Então, planeje-se melhor em relação a esses valores antes de qualquer medida”.

2- Crie uma reserva emergencial: o desempregado tem de ter dinheiro guardado, para as despesas, mas, eventualmente, para investir também em cursos e retomar a carreira. “A primeira medida a ser tomada é reter os valores ganhos de fundo de garantia, seguro desemprego e férias vencidas. Esse dinheiro só deverá ser mexido após estabelecer uma estratégia”, aponta Domingos.

3- Analise sua realidade: é fundamental que tenha total domínio de seus números nesse momento, portanto, se deve saber o valor que possui guardado e somar com o que será ganho. “Também deverá fazer um levantamento de todos os gastos mensais, minuciosamente, desde cafezinho até parcela da casa própria, nada deve passar despercebido. Tendo dívidas e parcelamentos, os some também”.

4- Congele ferramentas de crédito: cartões de crédito, cheque especial, cartão de lojas e outras ferramentas de crédito fácil devem ser momentaneamente esquecidas de sua vida. “Evite mesmo em caso de emergência, pois, caso não consiga pagar esses valores, os juros serão exorbitantes, criando um caminho de difícil volta”, diz o especialista.

5- Faça uma faxina financeira: o que realmente é prioridade em sua vida? Pense muito bem nessa questão, pois chegou a hora de cortar muitos gastos que não agregam à vida. “Repense em itens como TV a cabo, celulares e smartphones, balada e ida a restaurantes, água, energia e outros pequenos gastos que podem ser reduzidos. Priorize o que é realmente é fundamental nesse período”.

6 – Mude seu padrão de vida: sei que pode parecer difícil, pois se acostumou com o padrão de vida, mas é hora de reestruturação e não de manter a pose. “Nos momentos de dificuldade, a humildade é um diferencial. Então, o primeiro passo para mudar sua a realidade é aceitar que a situação mudou e não tentar viver de aparências”, afirma.

7- Negocie as dívidas: ainda falando de humildade, chegou a hora de buscar os credores e ser o mais franco possível, mostrar que não quer se tornar inadimplente, mas que também não possui condições de pagamento, buscando assim diminuir os juros e esticar os débitos. “Lembrando sempre de priorizar dívidas com juros mais altos e com bens de valor como garantia”.

8- Fuja dos exploradores: infelizmente, por mais que seu momento seja de desespero, existem pessoas mal-intencionadas prontas para se aproveitarem dos seus temores. “Não permita abusos; muitos tentarão tirar proveito de sua fraqueza para tentar obter vantagens. Evite promessas e garantias descabidas. Às vezes, é melhor estar com o nome sujo do que ser explorado pelas pessoas”, orienta Domingos.

9 – Busque fazer bicos: por mais que não seja em sua área de atuação, busque fontes alternativas de ganhos. “Em momentos assim toda renda-extra é bem-vinda, portanto considere colocar em prática seus talentos e habilidades”.

10 – Levanta e sacode a poeira: agora é hora de buscar o mais rápido possível a recolocação profissional. Use sua rede de contatos e se posicione como alguém que está à espera de oportunidades no mercado. “Lembre-se, as oportunidades geralmente aparecem para quem está atrás dela. Esqueça o desânimo, levante a cabeça e olhe para o futuro”.

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.