em

El Calafate: as famosas geleiras azuladas da patagônia argentina

As frentes frias características desta época já chegaram e os termômetros têm registrado as menores temperaturas do ano até agora. Com o frio, aumenta também a vontade de aproveitar as delícias que as estações geladas têm a oferecer, como o prazer de degustar um bom vinho e de mergulhar numa gastronomia típica de inverno. Além disso, para quem pretende viajar nos próximos meses, existe uma infinidade de destinos ideais para curtir o outono e inverno. Para ajudar com algumas ideias, entramos em contato com a CVC Campos Gerais, que deu sugestões completas, não só de destinos, mas também de passeios, atrações e atividades que podem ser aproveitadas em alguns destes locais. Confira as dicas para El Calafate!

Localizada no sul da Argentina, na região da Patagônia, perto da fronteira com o Chile, El Calafate é porta de entrada para o Parque Nacional Los Glaciares, onde fica o famoso Perito Moreno. A cidade mantém um certo charme rural, apesar de ter ótimos hotéis, aeroporto moderno e restaurantes deliciosos.

 

PASSEIOS E ATRAÇÕES:

Rios de gelo

O viajante vai até Punta Bandera, porto do Lago Argentino, onde embarca em um catamarã. Então admira incríveis glaciares na navegação: o Upsala, no canal de mesmo nome, o Glaciar Seco, no Canal Spegazzini, e o Glaciar Spegazzini, o mais alto do parque nacional. Passeio operado diariamente, o ano todo.

Passeio ao Bosque Petrificado La Leona

Rumo ao Bosque Petrificado La Leona, com fósseis formados ao longo das eras glaciais. No percurso de 100 km, observa-se o Lago Argentino, os rios Santa Cruz e La Leona, a Cordilheira dos Andes e o Cerro Fitz Roy. Também é possível fazer uma parada no hotel La Leona, do século 19. Na chegada ao bosque, uma caminhada e durante o passeio para visualizar fósseis de dinossauros e troncos petrificados na superfície, alguns com 1,20 metro de diâmetro. Os fósseis estão conservados porque a região é protegida do vento pelo Cerro Los Hornos. Passeio operado diariamente, de outubro a abril.

Glaciar Perito Moreno com ingresso ao Parque Nacional Los Glaciares

No parque, o visitante pode caminhar pelas passarelas, que ficam em frente à geleira e têm três níveis: superior, que oferece visão panorâmica do glaciar; intermediária, que permite vê-lo na altura das paredes; e inferior, para admirar a geleira no nível do lago. Passeio operado diariamente, o ano todo.

Perito Moreno

O Glaciar Perito Moreno, o mais bonito e imponente da região, chega a 60 metros em alguns pontos, o equivalente a um prédio de 20 andares. Suas intensas cores variam do branco ao turquesa. Diante dele, é possível ouvir os estrondos provocados pela queda na água dos enormes blocos de gelo que se desprendem da geleira. O barulho é tão alto, que parece um trovão. A causa das rupturas é a pressão da água represada no Lago Argentino.

Safári náutico

Ideal para fotos e filmes, esse passeio panorâmico de barco só pode ser feito por quem adquire o passeio ao Perito Moreno. Enquanto navega pelo Lago Rico, o visitante admira os icebergs que se desprendem do glaciar e faz uma parada na sua frente para observar mais detalhes da paisagem. Passeio operado diariamente, o ano todo.

Bar de Gelo

Instalado no subsolo do Museu Glaciarium, o Bar de Gelo tem uma temperatura de -10°C, por isso o visitante pode permanecer lá apenas por 30 minutos. Tudo é feito de gelo no bar, incluindo as paredes, os bancos e os copos. Para entrar, é preciso usar casaco e luvas especiais, que são fornecidos gratuitamente no local. O ingresso para o bar é vendido na bilheteria do Museu Glaciarium.

Laguna Nimez

Flamingos, gansos selvagens, cisnes-de-pescoço-preto e vários tipos de pato são algumas das mais de 80 espécies coloridas de aves que habitam a Reserva Municipal de Avifauna Laguna Nimez. A incrível área fica a 1 km do centro comercial, perto do Lago Argentino. O turista pode explorá-la por conta própria.

Lago Argentino

O lago reúne as principais atrações de El Calafate, como as geleiras Upsala, Spegazzini, Mayo, Onelli e a própria Perito Moreno. O maior e mais austral lago da Patagônia tem impressionantes 1.466 km2 e está 187 metros acima do nível do mar. Suas águas límpidas variam do verde-esmeralda ao azul. Vale a pena fazer um passeio de barco pelo lago, navegar ao lado de icebergs e observar os imponentes glaciares.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.