em

Eleição terá alto índice de votos brancos e nulos

Outra característica de deve marcar as eleições de 2018 deve ser o grande índice de votos brancos e nulos. De acordo com o presidente do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, historicamente o índice de eleitores que votam branco ou nulo para deputado federal é alto e varia entre 20 e 25%. Mas, a tendência é que este percentual fique ainda maior nas eleições deste ano. “A insatisfação dos eleitores com a política brasileira é o principal motivo”, declara.

No que se refere à Presidência, a tendência é também seja alta a quantia de votos brancos e nulos. Mas, ele avalia que a presença de Lula nas urnas ou apoio dele a algum candidato pode mudar este panorama. “Dependendo de quem Lula apoiar, se o candidato tiver boa aceitação, os votos brancos e nulos podem cair”, cita.

Hidalgo aponta, no entanto, que se a insatisfação pelos representantes que estão no poder é o que tem motivado o aumento de intenção de votos nulos e brancos, este não seria o caminho. “Votar nulo ou branco só beneficia quem já está no poder. Então, se há insatisfação em relação aos representantes é preciso votar em alguém e até mesmo incentivar pessoas novas a serem candidatas”, aponta.

Segundo o diretor do Paraná Pesquisas, o Instituto tem trabalhado na realização de diversas pesquisas internas. A divulgação das pesquisas de intenção de voto, de acontecer com maior intensidade após o Carnaval.

Intenção de votos brancos e nulos é fruto da insatisfação com a política brasileira 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.