em

Em Irati, paróquia comemora 88 anos

A centenária igreja de Irati, que tem como sua padroeira também a do município, Nossa Senhora da Luz, se prepara para comemorar 88 anos como Paróquia. A bênção da primeira capela ocorreu em 1904. 27 anos mais tarde a igreja foi elevada a paróquia, a pioneira de Irati. Ao longo dos anos, a paróquia consolidou décadas de evangelização para a comunidade. Para celebrar os 88 anos, dia 10 de março, um domingo, acontece um almoço festivo no novo salão paroquial. Os cartões estão sendo vendidos a R$ 20 adultos; crianças até seis anos não pagam, e, de sete a 11 anos, pagam R$ 10.  A intenção é reunir perto de 500 pessoas.

Em sua história, a Nossa Senhora da Luz tem uma caminhada de conquistas e atuações importantes de sacerdotes que fizeram a diferença na comunidade. A condição de paróquia ocorreu em 11 de março de 1931, no decreto 01, de dom Antônio Mazzaroto, primeiro bispo da recém-criada Diocese de Ponta Grossa. Padre Paulo Warkocz, lazarista polonês, foi designado como primeiro vigário. As obras da futura matriz começaram em julho daquele ano. 12 anos mais tarde, tomou posse padre Tadeu Dziedzic, também polonês lazarista, que permaneceu até 1948.

A paróquia foi criada por decreto do bispo de dom Antônio Mazarotto. (Foto: Reprodução)

 A partir de então, a direção da paróquia é confiada aos freis capuchinhos através do frei Nereu M. do Vale, que foi o responsável edificação da matriz e pela criação da Festa de São Cristóvão, hoje catalogada como a mais antiga do Brasil. Na década de 50, com os trabalhos da nave principal prontos, a comissão liderada pelo frei Joaquim Maria, de Curitiba, trabalha em prol da edificação das torres, da aquisição do carrilhão de sinos, do majestoso altar de mármore, dos novos pavilhões de festas, da nova casa paroquial e do Centro Comunitário Frei Leopoldo Mandic.

Muitos outros freis estiveram à frente da paróquia, destacando-se frei Irineu, frei Jaime L. Stolf, frei Jorge Tessaro, frei Clemente Vendramin, frei Jaime Manfrin – que construiu o centro comunitário e mais três capelas – e frei Anselmo Schuarça. Em 1992, os franciscanos encerraram a missão na comunidade e a paróquia foi novamente assumida pelos Vicentinos da Congregação da Missão. Somente nove anos mais tarde, em janeiro de 2001, assumem os padres diocesanos.

Atualmente, o pároco é Jorge Casimirski, que assumiu após 12 anos de administração do padre Elcio Gutervil. O vigário é o padre Edevaldo Halat Carneiro.  

A Paróquia Nossa Senhora da Luz conta com uma estrutura consolidada que atende fiéis da região central de Irati, além de bairros e comunidades do interior do município. Ao todo, são 13 capelas, 25 pastorais e movimentos, aproximadamente 450 catequizandos matriculados anualmente, e 78 catequistas em toda a paróquia. Semanalmente, cerca de 1.200 pessoas participam de celebrações na Matriz. Junto às capelas, esse número chega a 2.500 fiéis, aproximadamente.

As obras do novo centro pastoral estão 60% concluídas (Foto: Bárbara Gardin/Pascom Paróquia São Judas Tadeu)

Novo centro

O almoço festivo, que acontece no dia 10 de março, também vai arrecadar fundos para a continuidade das obras do novo centro pastoral. Um sonho antigo da comunidade que teve início em abril de 2018. Mais 60% da edificação foram concluídos. O espaço de mais de 2.500 metros quadrados abrigará salão de eventos, dois auditórios, capela, banheiros adaptados, cozinha, churrasqueira, elevador, entre outros espaços. 

São muitas as iniciativas para arrecadar fundos para a conclusão da obra. Em dezembro do ano passado, um jantar em honra a Imaculada Conceição reuniu mais de 500 pessoas. Recentemente, foi lançada uma campanha oficial de doação, através de contribuições mensais espontâneas. Quem quiser ajudar pode retirar um bloco na secretaria paroquial e no plantão do dízimo, durante as celebrações.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.