em

Emagrecer e manter-se magro é um trabalho para o cérebro

Mestre em Antropologia, a nutricionista e fitoterapeuta paranaense Andréia Cambuy foi buscar nessas três áreas do conhecimento a chave para orientar o emagrecimento consciente e permanente de seus pacientes. Com base nos princípios da neuroplasticidade do cérebro, capaz de ser reprogramado para mudar comportamentos, Andréia propõe uma nova forma de relacionamento com os alimentos e os hábitos ligados à hora da refeição.

“Eu me perguntava porque alguns pacientes não conseguiam perder todo o peso que queriam e, além disso, voltavam a engordar com facilidade, mesmo com toda a informação que recebiam. Essa angústia me levou a estudar aspectos psicológicos e sociais do comportamento alimentar e a perceber como os hábitos adquiridos desde a infância e as crenças limitantes sobre a comida sabotavam as melhores dietas”, conta Andréia.

Compreender esse mecanismo faz toda a diferença. É a partir da consciência sobre o funcionamento da mente que a coach orienta para a mudança de hábitos, de atitudes e até mesmo de pensamentos. “Mudar é possível. Convicções fortalecedoras podem auxiliar a ser mais forte do que o desejo por um sorvete, por exemplo. As técnicas de coaching ajudam as pessoas a definirem objetivos, metas e métricas, e a se comprometerem com uma nova programação mental. O sobrepeso vai embora para sempre quando a gente assume esse compromisso com a saúde física e mental”, explica.

As recompensas chegam rapidamente para quem associa emagrecimento e coaching. A palavra em inglês define um treinamento, isto é, um processo contínuo de assessorias que produz mudanças positivas e duradouras em curto espaço de tempo, de forma efetiva e acelerada. O coaching busca tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória e vem sendo aplicado em todas as áreas do desenvolvimento humano.

“No caso do emagrecimento consciente, o coaching utiliza diversas ferramentas que ajudam a definir as metas e manter-se empenhado em cumpri-las. Com a ajuda do profissional coach e de uma dieta definida, a pessoa se torna agente de seu processo de perda de peso”, acrescenta Andréia.

A coach trabalha preferencialmente com reeducação alimentar e com a dieta ‘low carb’, expressão em inglês que se popularizou no Brasil e que significa literalmente baixa ingestão de carboidrato.

Os resultados aparecem rapidamente. A própria nutricionista emagreceu dez quilos e mantém-se no peso desejado. Manter-se magro, aliás, é outra vantagem do processo de reprogramação cerebral. Estudos mostram que o corpo precisa de cinco anos de peso estável para ‘memorizar’ a forma ideal. Sem mudança de comportamento, isso não é possível.

Técnicas

As técnicas de coaching são desenvolvidas a partir de encontros semanais no consultório de Andréia. Mas para atender pessoas que não moram em Curitiba ou que não dispõem de muito tempo, a nutricionista criou o programa Mente Leve. “O Mente Leve é um programa on line que direciona ferramentas de coaching para mudar os pensamentos e emagrecer pela consciência. Toda a comunicação ocorre em grupos de Facebook e os resultados também são muito bons”, explica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.