Economia

Empreendedores investem em serviços para o final do ano

A sondagem realizada pelo Serasa Empreendedor – braço da Serasa Experian voltado ao microempreendedor, MEIs e MEs – revela que os empreendedores que atuam no mercado da beleza (cabeleireiro, esteticista, massagista e manicure) são os que projetam o maior crescimento (10,5%) nas vendas e/ou prestação de serviços durante a época natalina. Em segundo lugar, aparece o segmento de transporte (taxista, motorista particular e dono de frota), que acredita no aumento de 10,3%.

A sondagem também mostrou que 72% das microempresas do segmento de beleza investiram no negócio para atender o aumento da demanda e a principal finalidade foi criar uma nova linha de produtos e/ou serviços específicos para o Natal. O mesmo percentual (72%) de microempreendedores do setor de eletrônicos (importação, manutenção, revenda) também investiu, mas com o olhar além do Natal.

Segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor em Ponta Grossa, Tônia Mansani, a expectativa é que os microempreendedores de Ponta Grossa tenham um bom crescimento com as vendas e serviços no final do ano. “É uma época em que principalmente as empreendedoras de beleza conseguem mais clientes, o que ajuda muito no faturamento e crescimento da empresa. Esse ano foi um ano positivo para novos empreendimentos”, explica.

Ainda de acordo com o levantamento, 76% de todos os microempreendedores que participaram da sondagem afirmaram que o investimento foi realizado com o dinheiro do próprio caixa da empresa. Já 24% precisaram pedir empréstimo.

: Serviços de manicure são um dos mais procurados para as festas de fim de ano (foto: Fábio Matavelli)