em

Empresa de bebidas de PG é destaque estadual no Selo Alimentos do Paraná

A Porto Brazos, de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, é destaque estadual no Programa Selo Alimentos do Paraná, realizado pelo Sebrae/PR, com a Fecomércio PR, Fiep, Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no comitê gestor. A empresa obteve o maior índice de conformidade, com 99,13%, entre as 101 micro e pequenas indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas de diversas regiões do Paraná. A Porto Brazos também foi a melhor colocada na categoria Bebidas.

Ainda na categoria Bebidas, a empresa Chá da Serra, de Guarapuava, na região Centro do Estado, obteve o terceiro melhor índice de conformidade, com 90,95%. Dentro da mesma categoria, a Donau Bier, instalada em Guarapuava, também foi atestada com o Selo Alimentos do Paraná, com 81,87% de conformidade. A Verde Brasil Alimentos Orgânicos, de Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais, conquistou o segundo melhor índice (91,51%), na categoria Alimentos Funcionais. Outras 20 empresas da região estão em processo para receber a certificação.

Os atestados de conformidade do Selo Alimentos do Paraná foram entregues no dia 10 de abril, em cerimônia realizada no Sebrae/PR. A certificação atesta a eficiência de processos de acordo com as exigências legais de segurança e qualidade alimentar, além da gestão empresarial, dentro do Modelo de Excelência da Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

“A participação de pequenas empresas de diferentes setores no Selo Alimentos do Paraná demonstra a preocupação que elas têm em melhorar sua posição no mercado e de buscar a profissionalização por meio de um processo contínuo. Percebemos ainda que, a cada ano, há um incremento no número de participantes no nosso território de atuação e uma melhoria no índice de conformidade”, relata o gerente regional do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior.

“Este é o segundo ano consecutivo que participamos do programa. Melhoramos nossos resultados com relação ao ano anterior no que diz respeito à estrutura da empresa, ao atendimento ao cliente, às vendas e a qualidade dos produtos”, pontua a responsável técnica e sócia da Porto Brazos, Anneleen Dewulf. Segundo ela, os clientes passaram a valorizar os produtos que têm certificação por conta da qualidade. “Hoje já temos um portfólio com 12 produtos à base de amora, criamos o e-commerce e demos um salto nas vendas”, cita a empresária.

O empresário André Rossetto, diretor executivo da empresa Chá da Serra, de Guarapuava, acredita que o resultado obtido por meio do Programa Selo Alimentos do Paraná é reflexo do esforço de toda a equipe. “Iniciamos no programa Selo Alimentos do Paraná em 2016 e de lá pra cá foram muitas as mudanças. Melhoramos o layout de produção, conquistamos novos clientes e registramos aumento de produtividade. O Selo é um processo contínuo, com reflexo na gestão da empresa”, diz André.

O sócio proprietário da Donau Bier, Harry Reinerth, de Guarapuava, conta que entrou no Programa Selo Alimentos do Paraná em 2017 e que as principais mudanças foram notadas na organização da empresa, no ambiente e na gestão, com a aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). “Estamos no mercado há 14 anos, com atuação em Guarapuava e entorno, mas com a prospecção do Selo conseguimos agregar valor aos nossos produtos e incrementar em 5% a comercialização dos mesmos”, revela.

A Verde Brasil Alimentos Orgânicos, de Piraí do Sul, que conquistou o segundo melhor índice (91,51%), na categoria Alimentos Funcionais, também comemora os resultados. O sócio proprietário Hario Tieppo conta que participa do programa desde 2014 e que as consultorias e orientações repassadas auxiliam a empresa a ter uma gestão mais segura e organizada. “Toda essa organização trouxe resultados diretos na produtividade, também tivemos um posicionamento melhor perante nossos clientes, pois o Selo atesta que somos seguros em termos de elaboração de processos”, comemora o empresário.

O Programa

O Programa Selo Alimentos do Paraná objetiva a melhoria de processos produtivos, aprimoramento da qualidade e boas práticas de gestão em empreendimentos de micro e pequeno porte do segmento de alimentos e bebidas. A metodologia segue as normas sanitárias vigentes e o modelo do MEG. Todo o processo tem como avaliador o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

(Foto: Divulgação)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.