em

Empresas centenárias marcaram a história de Ponta Grossa

Elas estão há mais de 100 anos no mercado e ajudaram a alavancar a economia de Ponta Grossa. Um centenário de história e tradição destas empresas voltadas para a educação, comunicação, saúde e beleza com toda a certeza contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento de Ponta Grossa. Mais do que isso, as empresas serviram de exemplo para a abertura de mais estabelecimentos e a vinda de multinacionais que se espelharam na boa economia da cidade para firmar raízes no maior município da região dos Campos Gerais.

Jornal Diário dos Campos

O Jornal Diário dos Campos foi fundado em 27 de abril de 1907 por Jacob Holzmann e batizado primeiramente de O Progresso. Com 111 anos de história, o DC se consolida cada vez mais como o jornal mais antigo e de maior prestígio em Ponta Grossa e região.

Após um centenário, o DC carrega uma grande bagagem histórica e faz parte da vida de milhares de pessoas, desde as que já fizeram ou fazem parte do jornal, quanto de cada leitor que abre as portas de suas casas diariamente para ele entrar. Ao longo dos anos, o Diário dos Campos passou por vários proprietários como Juca Hoffmann, Eliseu de Campos Melo, e atualmente Wilson Oliveira, que está como diretor-presidente do jornal há 19 anos.

“A história de Ponta Grossa está diretamente ligada à do Diário dos Campos. O DC, ao longo dos seus mais de 110 anos, registrou os fatos mais importantes da história do município e encampou bandeiras que foram essenciais para o desenvolvimento de Ponta Grossa. Em todos os episódios mais marcantes do crescimento que o município apresentou, o Diário dos Campos estava junto”, comenta Wilson Oliveira.

Farmácia Milka

A Farmácia Milka foi fundada em 1908 por João Muller Milash e teve a sua sede principal na Rua XV de Novembro. Em 1940, a sede mudou para a Rua Coronel Cláudio e ficou conhecida por manipular medicamentos.

"Naquela época, não exista grande quantidade de medicamentos industrializados. Por isso, a farmácia passou a produzir a pomada Milka, cremes e demais produtos com o rótulo da farmácia", conta a empresária Edinei Aparecida Muller Bonissoni, proprietária da farmácia há 26 anos.

A empresária lembra o quanto a farmácia foi importante para Ponta Grossa naquele período. "Como era difícil encontrarmos medicamentos, a Milka deu um passo importante que foi a manipulação, contribuindo até os dias de hoje com a da população", recorda. A Milka funcionou até 2009 no mesmo lugar e mudou-se para a Rua Coronel Dulcídio em 2010.

Santa Casa de Misericórdia

A Santa Casa foi fundada em 1907 por membros da sociedade ponta-grossense, que estavam preocupados em promover a caridade na cidade. O hospital foi inaugurado oficialmente em dezembro de 1912 e contava com apenas 12 leitos, três médicos e oito funcionários. Após um centenário de prestação de serviços em saúde, a Santa Casa é hoje considerada um dos melhores hospitais dos Campos Gerais, com 200 leitos para internamento, UTI's adulto e neonatal, centro cirúrgico, centro obstétrico, teraia renal, cardiologia e hemodinâmica. 

A gestão do hospital sempre foi filantrópica e o quadro é composto atualmente por 800 funcionários e 220 médicos especialistas. A Santa Casa possui ainda diversas certificações de qualidade e capacidade técnica emitidas pelo Ministério da Saúde. Em 2014, o hospital inaugurou o seu Centro de Especialidades Médicas com mais de 100 médicos atendendo em 30 especialidades.

Cerca de 20 exames como ressonância magnética, tomografia, endoscopias, cateterismos, entre outros, também são ofertados. Em 2015, a entidade fundou o Santa Casa Saúde, plano gerido por uma operadora filantrópica ponta-grossense e que promove para a comunidade serviços acessíveis de saúde.

Colégio Sant'Ana

O Colégio Sant'Ana é uma das escolas da Associação Missionária de Beneficência. Servindo a comunidade de Ponta Grossa há mais de 100 anos. A instituição foi fundada em 1905 pelas Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo que vieram para Ponta Grossa. Desde então, o colégio se adepta à história e desenvolvimento de Ponta Grossa, com novos projetos voltados sempre para a melhoria da educação.

"Vemos que Ponta Grossa teve um crescimento expressivo e o Sant'Ana sempre fez jus a esse crescimento. Abrimos cursos técnicos e também a Faculdade Sant'Ana. Nós crescemos juntos com a cidade e o colégio fez a história na história do município sendo a primeira escolar particular a se instalar aqui", conta a Irmã Maria Aluísia Rhoden, diretora do colégio há mais de 25 anos.

Após um centenário, a instituição já formou milhares de alunos. "Somente nestes 25 anos que estou na direção, já foram mais de 37 mil alunos que passaram por aqui. Além da formação cristã, também formamos Ponta Grossa nas lideranças, frutos de alunos que passaram pelo Sant'Ana", finaliza a diretora.

Joalherias Gravina

Em 1906, o austríaco Nicolau Carlos Gravina fundou as Joalherias Gravina. Em mais de 100 anos, a joalheria se estruturou e vem se atualizando no design das mais variadas peças. De acordo com o proprietário e neto do fundador, Carlos Gravina, o segredo para o centenário da empresa é servir com qualidade. "O meu avô aprendeu a profissão de ourives com o meu tio que veio da Itália. Então, quando ele tinha 16 anos, montou uma pequena banca na Rua da Estação. Já em 1912 foi quando ele construiu esse imóvel na Rua XV de Novembro e estamos aqui até hoje", recorda.

A joalheria passou de geração em geração, fator que é bastante valorizado por Carlos. "O meu pai assumiu em 1956, dias após se formar no curso de Direito. A minha avó também era a primeira a abrir a loja e a última a sair. Eu comecei a trabalhar na loja em 1976 como auxiliar de escritório e depois passei a vendedor. Hoje, o meu filho de 18 anos, cursa Direito e trabalha aqui na loja também", ressalta o empresário.

O empreendedorismo da família é, na visão de Carlos, um fator que está à frente do tempo e o que mantém a loja até hoje. "O meu avô fez a parte inicial, mas meu pai foi muito empreendedor para Ponta Grossa. Foi, inclusive, um progressista que trouxe diversas marcas importantes de relógios. Mas, muito além disso, é ter amor pelo cliente. Foi o que ele sempre nos passou e é o que nós procuramos manter", destaca Gravina.

Operário Ferroviário

O Operário Ferroviário é um dos pioneiros da história do futebol paranaense. No último dia 1º de maio, completou 106 anos de fundação. Durante esse tempo todo, vive agora um dos momentos mais marcantes da sua trajetória. Conquistou títulos significativos, como do Brasileirão da Série D, do Paranaense e da Taça FPF Sub-23, o acesso no Estadual e agora na decisão do Brasileirão da Série C.

O responsável pela nova e vitoriosa fase do Alvinegro é o trabalho desenvolvido pelo grupo gestor do futebol profissional do clube, que tem à frente o empresário José Álvaro Góes Filho, de 57 anos. Colocando em prática sua característica de empresário bem-sucedido, Álvaro Góes está administrando o futebol alvinegro realmente como funciona uma empresa. Isso vem se refletindo tanto dentro como fora das quatro linhas.

“Assumi o clube com a obrigação de colocar o Operário Ferroviário num lugar de destaque no futebol. Hoje, estamos na Série B. E o mais importante disso, é tornar o Operário funcionando como uma empresa saudável. Isso significa buscar e administrar recursos para poder formar um time competitivo, que possa disputar competições importantes”, explicou o dirigente.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.