em

Encontrados dois macacos mortos na Zona Rural de Piraí do Sul

Foram encontrados na Zona Rural de Piraí do Sul dois macacos mortos, isto é um sinal de alerta para a população se prevenir contra a Febre Amarela. A equipe da Vigilância Sanitária do Município em conjunto com a Vigilância Sanitária Estadual, fizeram uma busca na zona rural nos limites da divisa entre Piraí do Sul e Castro. Os animais, encontrados com suspeita da doença, estavam nos bairros Tirania e Campo de Piraí, que agora seguem para um laboratório especializado em São Paulo para serem analisados.

Segundo a Vigilância Sanitária Municipal um deles já estava em estado de decomposição quando tiveram acesso ao animal, o que significa que os moradores próximos da área demoraram para comunicar o caso, o órgão salienta a importância da participação ativa da população na denúncia.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o macaco não transmite a doença. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com o vírus e a única forma de prevenção é a vacina. “A vacina é de dose única, quem já tomou em anos anteriores não precisa repetir a dose. Caso não tenha certeza se já tomou a vacina, procure a UBS que costuma frequentar para confirmar se já está vacinado e caso não tenha a confirmação, deve vacinar.”, salienta o secretário, Júlio Sandrini.

As salas de vacina das UBS funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira e possuem estoque suficiente para atender a demanda. A população que vive na área rural principalmente, se encontrar algum macaco doente ou morto avisar imediatamente a Vigilância Sanitária pelo fone 3237-8700.

Recomendação importante para quem vai se deslocar para estas regiões onde existe o foco do vírus: use repelente, mangas longas e calças compridas para quem está perto de matas, rios, parques ou áreas de reserva. Lembrando que os sinais da doença são repentinos e os sintomas são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

A Secretaria de Saúde enviou uma nota com informações sobre a doença, causas e recomendações para ver na integra basta acessar o link http://www.piraidosul.pr.gov.br/noticias/nota-informativa-da-secretaria-municipal-de-saude-sobre-a-febre-amarela/

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.