em

Engenheiros e advogados debatem importância da manutenção e inspeção predial e legislação ambiental

O Crea-PR promove nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/9), no UniBrasil Centro Universitário, em Curitiba, o workshop Comissão de Avaliação e Perícia Manutenção e Inspeção Predial/Danos Ambientais e Legislação. O objetivo é levar ao público conceitos, métodos e, em especial, a importância da formação profissional especializada nos trabalhos de avaliações e perícias de engenharia.

Além da inspeção e segurança predial, o evento abordará a legislação que trata especificamente de meio ambiente, incluindo danos, impactos e valoração pericial de tais ocorrências; além de soluções de conflitos, 
em quesitos como arbitragem, mediação e solução de litígios.

Voltado a engenheiros, representantes de entidades de classe, membros do CreaJr-PR, coordenadores de cursos de Engenharia e estudantes, o workshop é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo 
www.creaweb2.crea-pr.org.br/creaweb.eventos/inscricao/inscricao.

De acordo com o coordenador da Câmara de Avaliação e Perícia do Crea-PR, o Engenheiro Civil João Augusto Barão Michelotto, é importante manter constante o debate sobre inspeção e manutenção predial. “Não há 
uma periodicidade específica estabelecida, o intervalo ideal entre as vistorias é variável conforme idade da edificação, porte e utilização, além de características do ambiente ao qual se encontra exposta. Porém, 
é necessário que uma periodicidade seja cumprida”, avalia.

Para o gerente regional do Crea-PR em Ponta Grossa, Vander Della Colleta Moreno, os temas abordados no evento são relevantes. “A manutenção e a conservação dos imóveis e estruturas de uso público são 
atividades tão importantes e impactantes quanto o projeto e execução. Depois de prontas e entregues à população, os imóveis e estruturas devem passar por adequada manutenção para que seu uso continue atendendo as necessidades sociais e sem representar riscos aos usuários”, frisa.

Palestras

No dia 26, o Engenheiro Civil Élcio Avelar Maia, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Minas Gerais (Ibape-MG), apresentará o tema Manutenção de edifícios e inspeção predial. À tarde, Inspeção e avaliação da proteção contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco será o assunto apresentado por Emerson Luiz Baranoski, Engenheiro Civil e major da Reserva do Corpo de Bombeiros – PR.

No dia seguinte, também estarão em pauta danos ambientais e a legislação que envolve o tema. O advogado Ricardo de Oliveira Campelo, da Brotto Campelo Advogados, abordará os aspectos jurídicos da NBR 15575, prazo de garantia na construção civil, responsabilidade civil na cadeia da construção civil, métodos alternativos de soluções de disputas.

Em seguida, o procurador do Ministério Público do Paraná Edson Luiz Peters e o advogado de Direito Ambiental Alessandro Panasolo, do escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados, abordarão o tema Danos ambientais, tais como ação civil pública urbana e rural, desmatamento e poluição de cursos d’água.

À tarde, a Engenheira Florestal Tania Magda Matsuno Albino Ramos, do Ibape/PR e Confal Consultoria Florestal Brasileira,falará sobre Valoração de dano ambiental em área de uso restrito/proibido. Fechando a programação, o Engenheiro Florestal e a dvogado Marcelo Leoni Schmid, da Index Florestal, abordará o tema Legislação Ambiental.

Programação 

26/09 – Quarta-feira
08h30–09h – Credenciamento
09h –10h – Abertura
10h –11h30 – Manutenção de edifícios e inspeção predial Engenheiro Civil Élcio Avelar Maia
11h30–12h – Perguntas e debate
12h–13h30 – Intervalo de almoço
13h30–16h – Inspeção e avaliação da proteção contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco (Emerson Luiz Baranoski, Engenheiro Civil e major da Reserva do Corpo de Bombeiros –PR)
16h–16h30 – Coffee Break
16h30–17h – Perguntas e debate
17h – Encerramento do primeiro dia

27/09 – Quinta-feira
8h15 – Abertura dos trabalhos
8h30–10h – Aspectos jurídicos da NBR 15575, prazo de garantia na construção civil, responsabilidade civil na cadeia da construção civil, métodos alternativos de soluções de disputas (advogado Ricardo de Oliveira Campelo, da Brotto Campelo Advogados)
10h–11h30 – Ministério Público: danos ambientais, tais como ação civil pública urbana e rural, desmatamento e poluição de cursos d 'água (Procurador do Ministério Público do Paraná Edson Luiz Peters e o advogado de Direito Ambiental Alessandro Panasolo, do escritório De Paola & Panasolo Sociedade de Advogados)
11h30–12h – Perguntas e debates
13h30–15h – Valoração de dano ambiental em área de uso restrito/proibido (Engenheira Florestal Tania Magda Matsuno Albino Ramos)
15h–16h30 – Legislação Ambiental (engenheiro Florestal e advogado Marcelo Leoni Schmid)
16h30–17h – Coffee Break
17h–17h30 – Perguntas e debate
17h30–18h – Encerramento

Local: UNIBRASIL Centro Universitário –Bloco 1-Auditório Edla van Steen Rua Konrad Adenauer, 442. Tarumã.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.