em

Equipes do Samu e dos bombeiros participam de capacitação no Litoral

Médicos e enfermeiros do Samu e socorristas do Corpo de Bombeiros do Litoral participam até 30 de maio de uma capacitação sobre Suporte Básico de Vida. Serão 40 horas de aula divididas em cinco módulos. A promoção é da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a coordenação do Samu. As aulas acontecem no Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar), em Paranaguá.

“Nossos médicos, enfermeiros e socorristas precisam estar sempre atualizados em relação às tecnologias e procedimentos no atendimento às urgências. As alterações na composição das equipes é outro fator que torna os treinamentos tão relevantes”, diz o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinicius Filipak.

Contínua

O coordenador clínico do SAMU Litoral, João Cláudio Campos Pereira, explica que a capacitação dos profissionais do SAMU e do Corpo de Bombeiros que atuam no atendimento de urgências e emergências é contínua. Periodicamente as equipes passam por treinamentos e atualizações para sempre estarem bem preparados para atender a população.

Ele também destaca que treinamentos conjuntos ajudam a promover a integração entre as equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros. “Todas as etapas de atendimento ao trauma são importantes, mas especialmente a pré-hospitalar, feita pelos socorristas e profissionais do SAMU desde o local da ocorrência até a chegada ao hospital”, explica.

Aulas e Oficinas

Durante o treinamento serão abordados diversos aspectos do atendimento a emergências, urgências em traumas e atendimento intra-hospitalar. Através de aulas expositivas, oficinas e simulações, os 60 participantes da capacitação conhecerão técnicas e procedimentos de imobilização e remoção de vítimas, uso de equipamentos de socorro, resgate veicular e acidentes com produtos perigosos, entre outros tópicos relacionados ao atendimento de urgências.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.