em

Escola de Comando realiza treinamentos em PG

A Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), realiza nas regiões de Ponta Grossa, Rio Negro e Mafra, no período de 5 a 12 de novembro, o Exercício no Terreno de Operações Táticas, como coroamento do ano de instrução de 2019.

No contexto dessa atividade, 140 oficiais superiores brasileiros e seis oficiais de nações amigas, oriundos da Argentina, Estados Unidos, Guatemala, Paquistão, Paraguai e Peru, estão tendo a oportunidade de realizar o planejamento e a condução de operações militares nos escalões Divisão de Exército e Brigada.

O Exercício no Terreno (ET) é desenvolvido em quatro fases. A primeira fase foi realizada nas instalações da Eceme, no Rio de Janeiro, e consistirá no planejamento da operação na carta topográfica, com base numa situação simulada de conflito armado entre dois países.

Na segunda e na terceira fase, foram realizadas nas localidades de Rio Negro e Mafra. Em Ponta Grossa, os oficiais alunos trabalham para visualizar a consecução do seu planejamento no terreno, além de confrontar a sua concepção de manobra com as tropas do país oponente.

A segunda fase conta com o apoio da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e suas organizações militares. O Exercício no Terreno também tem como objetivo que o aluno obtenha o conhecimento das expressões econômicas e científico-tecnológicas da área.

O será atingido por meio de visitas a empresas da região, tais como CCR RodoNorte, Frísia, Smart, Ambev e Águia Sistemas. Em paralelo, a Eceme também realiza o Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares (Ecam) com o corpo discente das universidades de Ponta Grossa.

Os estagiários participam de atividades de treinamento militar, entrevistas individuais e coletivas de imprensa. Ao final do estágio, os concludentes estarão habilitados a participar de cobertura de imprensa em assuntos militares.

Atividades fazem parte do coroamento do ano de instrução de 2019. (Foto: Exército/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.