em

Escolas públicas podem ter livros restaurados através do Pegaí

O Hospital de Livros do Instituto Pegaí Leitura Grátis começará a receber livros de escolas públicas para restauro. Em funcionamento há quase dois anos, o canteiro de trabalho da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa já restaurou mais de quatro mil obras do Pegaí Leitura Grátis e também do Departamento Penitenciário, além de produzir alguns livros de forma artesanal.

Conforme o presidente do Instituto Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, agora o Hospital de Livros já conta com condições de entrar em uma nova fase, e restaurar obras de outras entidades. A princípio, de escolas públicas que tenham interesse de dar vida aos livros que não estão mais em condições de manuseio. “O objetivo é ampliar nosso alcance, permitindo que muitos livros danificados das bibliotecas voltem a ser manuseados”, explica.

No entanto, para poderem dar nova oportunidade aos seus livros danificados, as escolas devem aceitar algumas ‘condições’ do Instituto. “Vamos cobrar 20% dos livros restaurados”, avisa Cerutti, lembrando que mesmo com a cobrança, as escolas serão beneficiadas com livros novamente nas mãos de seus alunos. “A cada 10 livros restaurados, dois ficam para o Pegaí”, exemplifica o presidente do Instituto.

Além disso, os livros restaurados devem seguir as mesmas regras utilizadas pelo Pegaí. O restauro será somente de livros de literatura. Livros técnicos ou apostilas, por exemplo, não serão aceitos. O idealizador do projeto lembra ainda que, para passarem pelo Hospital e voltarem renovadas, as obras devem estar completas, sem que nenhuma página esteja faltando.

Como solicitar

As escolas públicas interessadas no restauro de seus livros de literatura devem ir até o Portal Pegaí, preencher uma ficha de solicitação de restauro, que deve contar com a assinatura do responsável pela escola, e aguardar o retorno de seus livros, que terá prazo mínimo de 30 dias. As obras devem ser entregues de segunda a sexta-feira das 16 às 20 horas. O Portal Pegaí fica localizado na Avenida Ernesto Vilella, 2220, sala 06, anexo ao Supermercados Tozetto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.