em

Especialista ensina a manter a pele bonita e saudável no inverno

No inverno, é comum observarmos algumas mudanças no aspecto de nossa pele. Isso acontece porque as temperaturas mais frias, e geralmente a baixa umidade do ar, fazem com que ela ?que mais seca. Outro fator que colabora com o ressecamento são os banhos muito quentes. “Isso provoca a remoção de uma barreira natural da pele, chamada manto hidrolipídico. O clima frio e seco deixa a pele com aspecto esbranquiçado e geralmente com prurido intenso, o que pode levar a quadros de eczemas e à piora de certas doenças, como ictioses, psoríase e dermatites atópica e seborreica. As pessoas idosas e crianças com atopia são as que mais sofrem durante esta época”, explica o dermatologista da Clínica InPelle, Franck Bobato. Ele destaca que os problemas podem ser evitados através de simples cuidados, listados abaixo. Provavelmente você já ouviu falar sobre a relação entre eles e a saúde da pele, mas será que tem colocado em prática? Acompanhe:

 

1 – Alimentação saudável: o ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja e outras frutas cítricas, entre outras; e vegetais, como o brócolis, cenoura, são exemplos de alimentos ideais para esta estação. A soja, rica em iso?avonas, também ajuda a evitar o ressecamento e melhora a elasticidade da pele. Adicione também castanhas, nozes e amêndoas à sua alimentação. Elas são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.

2 – Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm di?culdade em tomar água durante o inverno, a dica é dividir a ingestão de água com chás claros ou sucos de frutas.

3 – Evitar banhos quentes, muito demorados e evitar o uso de buchas e sabonetes, que também podem contribuir para alterar a composição do manto hidrolipídico. O uso de géis e óleos de banho também podem ajudar.

4 – Usar o hidratante logo após sair do banho. O ideal é ainda no banheiro, com aquele vaporzinho pós-banho. Existe uma grande variedade de opções, formulações e de preços de cremes hidratantes e emolientes no mercado. O importante é você encontrar o que melhor se adapte à sua pele e ao seu bolso. O dermatologista pode te auxiliar a encontrar ou manipular a melhor opção para cada caso.

5 – Para as peles oleosas ou acneicas, também é possível usar cremes ou loções oil free nas áreas de maior oleosidade.

6 – Os lábios costumam ressecar muito no inverno. É muito importante usar hidratantes especí?cos para essa região.

7 – Usar ?ltro solar. Durante o inverno é comum esquecermos ou acharmos desnecessário o uso dos fotoprotetores. No entanto, seu uso é extremamente importante, principalmente naqueles pacientes que estão fazendo algum tratamento estético.

A hidratação, tanto de dentro para fora, quanto de fora para dentro, é uma das principais formas de manter a pele sempre bonita

(Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.