em

Especialista lança manual de como gerenciar projetos em grandes empreendimentos industriais com foco no “capital humano”

Coordenar equipes de cinco, dez, quinze colaboradores nem sempre é tarefa fácil. Imagine então organizar o trabalho para 15 mil, 30 mil pessoas ao mesmo tempo, lidando também com personalidades, formações, cultura organizacional e prazos distintos. Pois esse é o desafio diário do gerenteSales Bueno, mestre em Administração, e reconhecido executivo que lança, neste mês, a obra "Engenharia de Gente" pela Editora FVG (384 páginas, R$ 59,00).  

O livro é resultado de sua vasta experiência em organizar e implantar grandes empreendimentos e projetos Brasil afora, brownfield (que refletem a ampliação ou demolição onde parte da infraestrutura já está de alguma forma pronta) ou greenfield (instalação de planta partindo-se do "zero"), envolvendo grandes empreendimentos (canteiros de obras) mitigando crises, conflitos-trabalhistas, comunitários e pleitos futuros (claims).  

 "Estava inconformado em ouvir muitos profissionais dizendo:  faça o que fizer, vai ocorrer crise. Depoimentos decorrentes de inúmeros empreendimentos que conviveram com crises trabalhistas, ambientais e comunitárias, situações que custaram – além de tempo – centenas de milhares de dólares", sem mencionar os custos para a "imagem e reputação" argumenta. De acordo com o autor, "Engenharia de Gente" mostra que é possível, sim, atingir grandes resultados, mesmo trabalhando com empreendimentos complexos, com grandes desafios humanos e de engenharia. 

Assim, num registro minucioso, passo a passo, Bueno explica como estruturar o gerenciamento e a organização administrativa e do capital humano em um gerenciamento de projeto, utilizando o conceito: organizar para implantar.

"A organização para a implantação requer competências que congregam planejamento, direção e controle, pontos críticos que nem sempre são considerados em sua totalidade pelos profissionais que estão na liderança dos projetos e equipes, sejam elas pequenas ou grandes", explica o consultor. 

Segundo ele, "todos os projetos envolvendo a implantação de grandes empreendimentos são em sua essência desafiadores. Porém, em um projeto que parte do zero, o volume de atividades e a organização do gerenciamento envolvendo a implantação vai requerer grande atenção, sobretudo na organização da infraestrutura de apoio destinada ao atendimento do capital humano.

Deste modo, o livro é um importante guia para os profissionais ligados – direta ou indiretamente – a construção e montagem; executivos; empresários; acionistas e proprietários de empreendimentos; administradores; engenheiros; técnicos de áreas de compras; finanças; jurídica; gestão de contratos e RH; especialistas; construtoras; montadoras e lideranças em geral.

Dividida em dez capítulos a obra traz uma reflexão sobre a importância das ações de planejamento organizacional e apresenta modelos de gestão e procedimentos a fim de auxiliar de modo efetivo o leitor. Um bom planejamento, conforme o autor, depende principalmente de "conhecimento de todas as etapas e fases do projeto que se irá trabalhar; além de informação adequada e em tempo".

Numa linguagem acessível, Bueno expõe questões práticas que envolvem gerenciamento de tempo, orçamentos, comunicação, sustentabilidade, legislação e pessoas – o que inclui a comunidade ao redor do projeto a ser desenvolvido.

Ao longo da narrativa, embora foque nas questões inerentes ao dia a dia que o gerenciamento de um projeto requer, Bueno destaca a importância da compreensão do "indivíduo" com o qual deverá trabalhar ao longo de toda a empreitada. "Como os resultados são obtidos com e por meio de pessoas, é imprescindível compreender o ser humano considerado o principal ativo presente nas organizações", enfatiza. Segundo o autor, mais difícil do que montar uma planta industrial é montar uma boa equipe. E justifica: "os dois são grandes desafios. Porém, a equipe é o mais desafiador, pois será através dela que se definirá o sucesso e ou o insucesso de um grande empreendimento".

"Engenharia de Gente" está à venda no site e nas 29 lojas do Grupo Livrarias Curitiba e nas principais livrarias do país. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.