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Estacionamentos próximos a aeroportos miram em preços e serviços para atrair clientes

Com o aumento da frota circulante no país, sobretudo nos grandes centros, a abertura de locais exclusivos para a guarda dos veículos se tornou uma realidade, sobretudo nos últimos dez anos. E apesar do grande número de estabelecimentos desta natureza, a oferta ainda está abaixo da demanda, tornando este um mercado com altíssima rentabilidade e lucratividade.

Um bom exemplo disso pode ser encontrado no entorno dos aeroportos do país. Para atender a um perfil de público exigente, muitos espaços para guardar os veículos têm sido abertos próximos aos terminais de embarque. E se a distância, à primeira vista, se torna um fator negativo, os serviços incorporados fazem desta a melhor escolha. Um estacionamento próximo ao Aeroporto Guarulhos, por exemplo, investiu em diferenciais que fazem os clientes permanecerem mais tempo nestes espaços, e menos nos terminais, onde tudo é mais caro.

Mas antes de serem atraídos pelos serviços, os clientes buscam preço. Afinal, deixar carros estacionados em locais privados, no Brasil, é cada vez mais caro, principalmente nas cidades de médio e grande porte do país. Por outro lado, o investimento neste setor também é relativamente alto, uma vez que há casos em que o metro quadrado de uma área de estacionamento é maior que o de um imóvel bem avaliado.

Por esta razão, a incorporação de serviços é uma forma de gerar outras fontes de receita no espaço, sem transferir os custos para os clientes, a partir da tarifa de estacionamento.

Voltando ao caso do aeroporto

Estacionar em aeroporto é caro. No entanto, o perfil do público que viaja de avião ainda é considerado exigente no país. E esta é uma explicação para o fato de muitos preferirem viajar com o próprio carro até o aeroporto onde vai embarcar. Isso é observado, por exemplo, no Estacionamento do Aeroporto de Guarulhos, o maior do país em movimento e número de voos domésticos e internacionais.

Entretanto, esses espaços ainda não oferecem serviços associados, e ainda assim são muito caros. Por exemplo, o Estacionamento do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, custa a diária entre R$ 40 e R$ 60; o de Guarulhos, de R$ 45 a R$ 55 e, em Brasília, entre R$ 45 e R$ 74. Geralmente, as vagas mais baratas são afastadas dos terminais, e não há traslado disponível. Há casos, inclusive, de passageiros que precisam seguir de táxi para o estacionamento do próprio aeroporto, por causa das bagagens.

Ao mesmo tempo, os estacionamentos do entorno são infinitamente mais baratos. A Urban Park, estacionamento Aeroporto de Guarulhos, por exemplo, possui preços a partir de R$ 15,90. E se a viagem for longa, o cliente só paga o equivalente a 15 dias, se o tempo de permanência for entre 16 e 30 dias.

Mesmo fora do aeródromo, a empresa ganha no preço, e também nos seus diferenciais. Entre eles, banheiro com chuveiro, loja de conveniência, translado 24 horas (para embarque e desembarque) e total segurança das suas vagas, com monitoramento 24 horas e até a possibilidade de o cliente levar a chave do carro durante a viagem.

Portanto, o mercado tem mostrado que investir em estacionamento é um bom negócio. Mas, no entanto, o público não aceita mais simplesmente parar o carro. Ele quer ser bem recebido e ter diferenciais para dar conforto e agilidade.

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