em

Esteja atento para os cibercrimes em época de Covid-19

Em época de pandemia do novo coronavírus, a Polícia Civil, através do Núcleo de Combate aos Cibercrimes, alerta a população para que esteja atenta para a disseminação das fake news. De acordo com o delegado José Barreto, titular do órgão, este é um momento em que muitos indivíduos estão aproveitando o isolamento das pessoas para divulgar falsas informações nas redes sociais.

“Estas falsas informações estão sendo comunicadas, neste momento, no Whatsapp; Facebook; e-mails e demais redes sociais. “É preciso evitar compartilhar informações que não sejam verdadeiras, a orientação é para que a fonte seja verificada e pesquisada, com outras fontes seguras, antes de qualquer compartilhamento”, destaca o delegado.

Crime

Barreto aponta que as fake news caracterizam-se como crime ou contravenção. “O artigo 41 da lei de contravenções penais afirma que as notícias falsas causam falso alarme, provocam tumulto e pânico. Além disso, existe o charlatanismo com informações sobre a cura do coronavírus e falsas informações sobre o subsídio do governo federal de R$ 600 para trabalhadores autônomos.

“O Núcleo de Combate aos Cibercrimes também está monitorando e verificando as pessoas que, porventura, estejam compartilhando informações falsas e contribuindo para o aumento das fake news. Quem compartilhar também poderá responder”, finaliza o delegado. 

Denuncie

Denúncias sobre a disseminação de fake news podem ser repassadas pelo número 181 da Polícia Civil.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.