em

Estiagem mais longa desde 1993 chega ao fim em Ponta Grossa, que deve acumular 60mm

Por Walter Téle Menechino

A maior estiagem registrada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) desde quando foi criado, em 1993, chega ao fim com chuvas em todo o estado. Às 13h30 desta sexta-feira (22) em algumas regiões paranaenses o acumulado já havia superado os 100mm, segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva.

A previsão é que Ponta Grossa acumule cerca de 60mm neste sábado (23). A probabilidade de chover é de 97%, diz o Simepar.  Está aberta a janela para o plantio do trigo  na região e se a falta de chuva permanecesse, as possibilidades de geadas em momentos sensíveis da planta seriam maiores.

Fim de semana

As previsões para os próximos dias, segundo o Simepar e o Climatempo, indicam queda gradual nas temperaturas, além do tempo instável com chuva e chuviscos a qualquer momento no domingo. A causa “é o avanço de uma frente fria e um sistema de baixa pressão na costa gaúcha”, explicam.

O Simepar e o Clima Tempo iapontam temperaturas entre 12ºC e 19ºC neste sábado para Ponta Grossa. Para domingo, há uma pequena diferença nas previsões dos dois institutos. O Simepar indica uma variação térmica de 9º a 19ºC e o Climatempo de 10ºC a 18ºC.

Para domingo (24), as previsões dos institutos são semelhantes às de sábado. Já a segunda-feira (25) será fria na cidade. O Simepar diz que a mínima será de 5ºC, chegando a 20ºC nos momentos mais ‘quentes’. O Climatempo indica 8ºC como a mais baixa. Os dois dizem que não chove.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.