em

Estilo de vida vegano conquista cada vez mais pessoas

Rodeado de mitos, o veganismo já foi alvo de muito preconceito e considerado uma opção bastante radical. Hoje em dia, o tema já tem sido abordado de forma mais natural e a difusão de informações a respeito do tema faz com que este estilo de vida seja muito mais aceito e adotado por cada vez mais pessoas.  

Alana Rox – apresentadora do programa Diário de uma vegana, do canal GNT e autora do livro de mesmo nome – pratica o veganismo desde criança. Segundo ela, instintivamente. “Nasci vegetariana. Não sei dizer por que nasci assim, mas sei dizer por que continuo até hoje e por que fui muito além. Minha família não era vegetariana, mas eu instintivamente nunca aceitei qualquer alimento animal desde neném.

Filha de uma gaúcha e um carioca, nasci e fui criada em Joinville (SC) e me tornei vegana anos depois. Meus pais, por falta de informação, tentavam me forçar a comer animais, mas eu, escorpiana teimosa, resistia bravamente”, conta. De acordo com ela, a princípio, a decisão foi por saúde, quando ela ainda não sabia tudo que havia por trás da indústria de exploração animal. Quando descobriu teve um choque e foi o que a manteve vegana.

Alana Rox é vegana desde criança e se dedica a mostrar a opção como algo saudável, natural e possível (Foto: Rodrigo Prata – Arquivo Canal GNT)

Divisor de águas

Em busca de mais informação, Alana assistiu a muitos documentários, vídeos, leu artigos e todo tipo de material que encontrava sobre o tema. “Não podia mais continuar a ser cúmplice de uma indústria de sofrimento e dor. Comecei a estudar sozinha, às vezes com a orientação de médicos amigos, e a buscar artigos científicos sobre fisiologia humana, química natural dos alimentos, relação dos alimentos com reações bioquímicas fisiológicas. Nem sempre eram literaturas disponíveis, fiz muitos pedidos de arquivos científicos a universidades estrangeiras e distantes”. Ela ressalta que quanto mais buscava e aprendia, mais surgiam questionamentos e sabia que tinha ainda muito para desvendar. “E ainda tenho”, destaca. “Eu sabia que me tornar vegana seria incrível. Mas nem nos meus sonhos e previsões mais lindas imaginava o divisor de águas que seria para o meu corpo, o meu organismo, a minha percepção de mundo, a minha conexão com o todo”, finaliza.

Diário de uma vegana

Em seu programa, Alana desmistifica o lifestyle vegano com receitas funcionais, não apenas de refeições, mas também de cosméticos, mostrando que é possível viver muito bem sem derivados de animais. Tudo isso sem julgamentos e radicalismo. Além disso, em seu Instagram (@theveggievoice), ela compartilha diariamente receitas veganas naturais e sem glúten. Diário de uma vegana já teve exibição de duas temporadas no canal e ainda pode ser visto nas reprises e também no site do GNT.

Além de pratos veganos, Alana ensina como fazer cosméticos sem produtos de origem animal
Foto: Rodrigo Prata – Arquivo Canal GNT

 

“A exclusão de carnes e derivados pode ser sim uma opção muito saudável”

A nutricionista Karina Simas, referência em nutrição funcional, explica que é possível ter uma vida saudável optando pela exclusão parcial ou total de produtos de origem animal da alimentação. “Vivemos num momento em que a procura pela alimentação sem carnes tem crescido de forma considerável. A busca por uma alimentação mais sustentável e saudável é alvo de grandes adeptos no mundo todo, porém ainda existem muitos paradigmas associados a esse padrão de alimentação. A exclusão das carnes (vegetarianos), associada a todos os derivados de origem animal, como leite e ovos (veganos), pode ser sim uma opção muito saudável, desde que exista variedade e boas opções de alimentos”, garante.

Ela conta que em sua prática clínica já observou uma visível melhora da alimentação de pacientes com a retirada das carnes. Porém, ela destaca a importância de buscar uma orientação profissional de médico e nutricionista antes de modificar a alimentação para realizar os ajustes necessários e avaliar a necessidade de suplementação, principalmente com vitamina B12.

“Mas se você acredita que um vegetariano ou vegano é aquela pessoa com aparência pálida e sem vida, você está muito enganado. Não caia nesse paradigma. Existem pesquisas científicas que apresentam os benefícios da retirada das carnes da alimentação e estes estão relacionados ao menor risco de desenvolvimento de diabetes, hipertensão e alguns tipos de cânceres”, ressalta a profissional.

Ela completa: “quando pensamos na sustentabilidade do nosso planeta, vale se informar. A produção de carnes é um dos ramos industriais que mais tem impacto, pois para a produção de carnes existe uma vasta utilização de recursos naturais, dentre eles a água”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.