em

Estudante de Ponta Grossa participa da 21ª Semana Olímpica de Matemática

Vinicius Scremin, aluno do 8º ano no Colégio Marista Pio XII, em Ponta Grossa está entre os convidados para participar da 21ª Semana Olímpica de Matemática, que acontece entre os dias 22 e 28 de Janeiro, na cidade de Maceió (AL).

O Convite surgiu depois que Vinícius conquistou medalha de bronze na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática – OBM 2017 – competição organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

De acordo com o estudante Marista, para participar de Olimpíadas do Conhecimento é preciso ter determinação e contar com apoio da família e da instituição de ensino. “No Colégio Marista eu tenho aulas preparatórias para as Olimpíadas de Matemática, e com essas aulas eu melhorei meu desempenho, me sinto mais preparado e confiante”, conta.

Vinícius já coleciona medalhas em competições municipais, estaduais, nacionais e sonha em conseguir medalhas internacionais. Na Semana de Matemática serão aplicadas duas provas de seleção, para as competições da European Girls ’ Mathematical Olympiad (EGMO), que ocorrerá em Florença (Itália), para a Olimpíada de Matemática do Cone Sul e Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP).

“Quero aproveitar esta oportunidade, para ter novos conhecimentos com aulas especiais, com vários professores do Brasil. Vou dar o meu melhor pra conseguir uma vaga nas Olimpíadas Internacionais e buscar uma medalha, representando meu Colégio Marista Pio XII e a cidade de Ponta Grossa”, conta Vinícius, animado.

Vinícius participa de um clube de matemática do Colégio, que prepara alunos para as Olimpíadas. Os professores de matemática identificam os alunos que se destacam com boas notas e interesse na disciplina, e convidam para as aulas preparatórias.

“Chamamos os alunos, carinhosamente, de “mateatletas”, atletas da matemática. Nem todos que participam das competições conseguem primeiros lugares, entretanto, apresentamos a eles que o benefício em participar está na aprendizagem e experiência pessoal que cada um pode vivenciar a partir destes momentos formativos, explica Cris Urbano, coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental – Anos Finais.

As aulas são oferecidas ao longo do ano no contra turno escolar. A professora Geane Dias de Moura Jorge, especialista nessa modalidade, ministra as aulas a quem deseja participar das olimpíadas de matemática, ou queira adquirir habilidades na disciplina.

“Utilizamos a metodologia de Resolução de Problemas. Viso desenvolver nos alunos não somente a habilidade de resolução, mas, também, incentivar a persistência. Todos os alunos que participam de provas como essas devem ser motivados a nunca desistir, buscando o seu melhor, seja puramente no raciocínio lógico ou exercitando outras habilidades matemáticas”, afirma a professora Geane.

Para os pais, Ana Cristina e Elton, o ponto mais importante de todo o desenvolvimento do Vinícius, é a forma como ele mesmo tem traçado seus objetivos, ainda tão jovem, sem exigências e cobranças em relação às Olimpíadas.

“Por ser uma escolha do nosso filho, percebemos nele uma motivação própria e o apoiamos. Nunca premiamos ou castigamos o Vinícius em vitórias e derrotas. Nosso objetivo é que ele esteja satisfeito em suas escolhas, e temos esse alinhamento com o Colégio Marista, que de forma muito livre e tranquila, permite que nosso filho desenvolva essa habilidade, sem que seja um fardo para ele”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.