em

Estudantes conhecem a Central de Tratamento de Resíduos da Zero Resíduos

Na última semana, alunos do 8º e do 9º ano do Colégio Sepam, representantes da Brigada Escolar e do projeto Ecopam, conheceram a Unidade de Transbordo e a Central de Tratamento de Resíduos da empresa Zero Resíduos, em Ponta Grossa. A visita técnica fez parte da parceria entre o Sepam e o Grupo Philus, em prol da conscientização ambiental.

Na Unidade de Transbordo, que tem capacidade para receber 15 mil toneladas de resíduos por mês, os estudantes conheceram a logística do processo. É nesse local que as caçambas são pesadas, identificadas e transbordadas de acordo com a classificação dos resíduos, que são destinados para a forma correta de tratamento, como reciclagem, compostagem, incineração, encapsulamento e coprocessamento. “A visita foi muito importante porque conseguimos ver os diferentes tipos de resíduos, como eles são tratados e de que maneira podem ser reaproveitados, ou não”, conta a aluna do 9º ano e voluntária do projeto Ecopam, Isabela Fischer.

A visita também contemplou a Usina de RCC da Zero Resíduos – primeira Usina de Reciclagem de Resíduos de Construção Civil no estado do Paraná a ser licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) -, que transforma os entulhos de obras em areia, pedrisco e brita, que retornam para uso da construção civil ou são reutilizados como blocos para calçadas. “Muitos materiais que eu achava que iam direto para os aterros podem ser reaproveitados. Com certeza, eu vou levar esse conhecimento adiante”, comenta o aluno do 8º ano e voluntário da Brigada Ambiental, Otávio Marcondes Said.

Já na Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) os alunos acompanharam a pesagem do material, o tratamento por autoclave e a trituração do resíduo. Para a diretora de Sistema de Gestão Integrado do Grupo Philus, Caroline Borsato, é essencial que os jovens conheçam os diferentes processos de tratamento de resíduos. “Eles podem compartilhar com colegas e familiares o que aprenderam e, assim, contribuir na formação de gerações cada vez mais conscientes sobre as questões do meio ambiente”, afirma.

Protagonismo juvenil

O projeto Ecopam é desenvolvido pelo Colégio Sepam desde 2016 com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância das atitudes coletivas e individuais para o futuro do planeta. “Os adolescentes são multiplicadores de ações ambientais e sustentáveis dentro do próprio Colégio, em escolas municipais e em entidades de Ponta Grossa”, explica o coordenador do projeto, professor Luiz Henrique Borges de Oliveira.

Na Brigada Ambiental Escolar, projeto realizado por meio de uma parceria entre o Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Movimento ViraMais e da Meiwa, os estudantes voluntários do Sepam levam informação sobre a reciclagem do Poliestireno Expandido (EPS), conhecido como Isopor®, para alunos de escolas municipais de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.