em

Exército fiscaliza produtos explosivos em Ponta Grossa

O Exército Brasileiro, por meio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5), realizou durante dois dias a Operação Rastilho IV, que tem como objetivo intensificar as atividades de fiscalização de explosivos e produtos correlatos nos estados do Paraná e Santa Catarina. A ação também ocorreu em mais 11 estados do território nacional, com a participação e diversas agências civis e militares.

Equipes formadas por militares da 5ª Região Militar (5ª RM), acompanhados de órgãos de segurança pública e agências governamentais, percorreram empresas que atuam na produção, armazenamento, comercialização, transporte, bem como da utilização de explosivos e produtos correlatos, a fim de verificar irregularidades administrativas. Em Ponta Grossa, as fiscalizações ocorreram no distrito de Itaiacoca em empresas produtoras de calcário, durante a manhã de quarta-feira (25).

Na última operação, realizada em 2017, foram realizadas 68 vistorias desde a fabricação, passando pelo transporte, armazenamento e aplicação de explosivos. Cerca de 87 militares do Exército Brasileiro, acompanhados de 50 agentes dos órgãos de segurança pública e de fiscalização, percorreram mais de 10 mil quilômetros de estradas.

No total, foram apreendidas mais de duas toneladas de explosivos, 4.339 metros de cordel detonante e 72 espoletas. Foi constatada uma significativa redução no número de irregularidades em relação à Operação Rastilho realizada em 2016, quando foram apreendidas cerca de 11 toneladas de explosivos, o que atesta a efetividade dos esforços conjuntos do Exército Brasileiro e dos órgãos de segurança pública.

Em Ponta Grossa, as fiscalizações ocorreram no distrito de Itaiacoca. (Foto: Exército/Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.