em

Expansão da UTI do HU de Ponta Grossa será acionada a qualquer momento

O diretor-técnico do Hospital Universitário de Ponta Grossa, o médico Fernando Antônio de Lima Torres, disse nesta segunda-feira (1) que a ocupação média de 64,2% da UTI Covid-19 está dentro do esperado e que a qualquer momento pode acionar a expansão do número de leitos.

“Claro que esses números são variáveis, ou seja, podem mudar o tempo todo. A partir do momento que o índice de ocupação chegar a 80%, podemos acionar imediatamente o plano de ampliação de leitos de UTI que foi desenvolvido junto ao governo do Estado”, disse.

Torres disse que o governo já definiu a ampliação de até 20 leitos de UTI – Covid do HU. “Podemos ampliar os leitos conforme a necessidade, de forma gradual ou racional. O hospital está preparado para isso. Dessa forma, estamos realizando o acompanhamento do crescimento dos casos e verificando a necessidade da demanda”, ressaltou.

O diretor disse que a maioria dos pacientes internados na UTI é moradora de outras cidades da região. “O Hospital Universitário atende toda a demanda dos Campos Gerais e é importante destacar que nem todos os pacientes internados são de Ponta Grossa”.

O tempo de permanência de cada paciente na UTI, segundo Torres, pode durar até 15 dias. “Se uma demanda crescer 10% no dia e tivermos pacientes internados que precisarão ficar por mais tempo, teremos então que abrir mais vagas de forma gradual, otimizando o espaço que já temos para isso”, acrescentou o diretor.

Para lembrar

O governador Ratinho Junior esteve em Ponta Grossa no final de abril para anunciar o repasse de R$ 28 milhões para ações de combate ao coronavírus na região. Os recursos são destinados à ampliação da capacidade de leitos do HU, à transferência da ala da Maternidade para o Hospital Municipal e ao custeio das estruturas hospitalares.

Com os recursos, o HU poderá ampliar para 30 leitos de UTI e 50 de enfermaria para covid – 19, ou seja, 20 novos leitos de UTI e 25 novos leitos de enfermaria na ala exclusiva para a doença. No geral, o hospital conta com mais de 170 leitos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.