em

Experiências do Paraná são apresentadas em congresso nacional

Mais de 400 profissionais de enfermagem do Paraná participam até sexta-feira (16) do 70º Congresso Brasileiro de Enfermagem, promovido pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e realizado pela ABEn Seção Paraná. Entre eles, equipes da Secretaria de Estado da Saúde com a presentação de trabalhos científicos e promoção de cursos.

A equipe do Departamento de Atenção Primária à Saúde é responsável por um dos cursos oferecidos durante o congresso. O tema “Manejo Clínico da Lactação” é ministrado por Cibele Prado e Carolina Belomo. Já Débora Maria Mendonça da Cunha, da 2ª Regional de Saúde, apresentou o relato de experiência “Interdição Judicial em Comunidade Terapêutica”.

Profissionais da secretaria também participaram da mostra científica do congresso, como Carolina Poliquesi, da Divisão de Saúde do Homem, que apresentou a política estadual de Implantação da Estratégia de Pré-natal do Parceiro.

“É muito bom assistirmos nossos servidores compartilhando as experiências exitosas desenvolvidas no âmbito paranaense com profissionais da enfermagem de todo o país e das Américas. Esperamos que esses projetos possam inspirar iniciativas semelhantes em outras regiões”, disse o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Ele destaca que esta é a quinta vez que Curitiba sedia o evento, considerado um dos principais da área de enfermagem da América Latina. A cidade já havia sido escolhida em 1962, 1974, 1991 e 2001. A última edição do congresso, no ano passado em Alagoas, contou com a participação de 5.831 congressistas, 4.321 trabalhos científicos apresentados e 82 livros lançados.

“Os profissionais de enfermagem desempenham um papel fundamental na saúde. Sem eles não há cuidado, tratamento e nem humanização do atendimento. Ele consegue unir o dom da afabilidade, do amor e do carinho à força do planejamento, capacidade de gestão e execução”, disse o secretário durante a cerimônia, nesta terça-feira (13).

Eventos

O Congresso Nacional de Enfermagem também conta com eventos paralelos, como o 6º Seminário Nacional de Diretrizes de Enfermagem na Atenção Básica de Saúde (Senabs), o 5º Colóquio Latino-Americano de História da Enfermagem (CLAHEn) e a 4ª Mostra Nacional de Experiências Exitosas em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde.

As atividades incluem intensa programação científica, com mesas-redondas, seminários, conferências, apresentação de trabalhos, cursos e reuniões temáticas, todas relacionadas ao tema central do congresso “Processo de cuidar como centralidade da enfermagem”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.