em

Expert revela as cores e cortes mais desejados do ano

Com o início de mais um ano surgem também novas tendências, seja em moda, decoração, nas passarelas ou não, tudo se renova! No mercado da beleza não é diferente. Os salões de cabeleireiros já estão cheios de clientes ansiosas para inovar e começar o ano de corte e coloração nova. Muitas adoram seguir as tendências e, para ajudar quem deseja fazer alguma mudança, – desde um pequeno corte, até uma grande transformação – conversamos com o cabeleireiro e visagista Hélio Cezar Ferreira, que falou tudo sobre o que estará em alta em 2018 e o que começa a sair de cena. Acompanhe a entrevista!

 

Diário dos Campos: Antes de mais nada, quem determina as tendências sobre cortes, colorações e penteados?

Hélio Ferreira: Hoje as tendências são colocadas por grandes grupos da área da cosmética, como sempre andando junto com o mercado da moda. Essas tendências são apresentadas nas coleções primaveraverão e outonoinverno. Aqui no Brasil normalmente recebemos essas informações por meios da mídia, revistas, internet, mas, principalmente, pelas novelas. Elas são usadas por grande parte das mulheres daqui como referências em cortes, colorações, penteados e etc. Ex:a atriz Bianca Bin (Clara) da novela das nove com sua moderna franja, a qual já vem se destacando na Europa há algum tempo e está entrando com muita força em nosso mercado.

D.C: E quais são as principais novidades em cortes para 2018? O que sai de moda e  o que continua tendência?

H.F: A principal novidade é exatamente o uso das franjas, que estão com força total. Além disso, os cortes curtos e médios continuam sendo apostas para este ano, com adaptações, linhas retas ou em camadas. Os cabelos super blonds (cabelos cinzas) já vem saindo de foco desde 2017, dando lugar aos loiros mais beges naturais. Os cortes de cabelo mais simétricos, (como o chanel de bico) também saem de cena, dando lugar aos cortes desfiados e com camadas com mais leveza e naturalidade.

D.C: Não basta querer copiar um corte ou uma coloração específica, é necessário combinar com aquele estilo, certo? Que dicas você dá para as mulheres nesse sentido?

H.F: Com certeza, sempre temos que fazer uma análise de cada caso, adequando a vontade da cliente ao estilo que ela quer. Essa conversa sempre é necessária entre o profissional e a cliente para a criação de um novo visual, para não haver decepções posteriores.

D.C: Como identificar o melhor corte para cada estilo e formato de rosto?

H.F: Quando falamos em formatos e ângulos, entramos no mundo do 'visagismo'. Este recurso é largamente usado por profissionais cabeleireiros para montar e adequar cortes e cores às suas clientes, podendo assim personalizar seus resultados. Além disso, também podemos mudar a imagem que a pessoa transmite para as outras pessoas, adequando-a, inclusive, para a área profissional em que ela atua. É aí que entra o visagismo, usando formas e ângulos para criar estilos.

Em 2018, os platinados saem de cena dando lugar aos tons de loiro bege, mais natural (Foto: José Aldinan)

D.C: E sobre as colorações, o que estará em alta este ano e o que deixa de fazer sucesso? Quais as novas técnicas?

H.F: 2018 acompanhará muitas tendências de 2017. Agora, porém, teremos cabelos em tons mais naturais. Marrons, loiros em tons de bege já usados lá fora (Europa) e entrando agora com força total no Brasil. Ainda teremos muitos trabalhos de Balayage (mechas), mas mantendo as raízes mais escuras criando um cabelo mais natural, sem marcações na raiz,

D.C: Qual o procedimento mais indicado para quem quer apenas 'iluminar' ou 'dar mais vida' aos fios sem pintar desde a raiz ou aderir procedimentos mais 'marcantes' como mechas ou ombré hair?

H.F: Hoje podemos destacar algumas técnicas como a 'light contour', que promove uma luminosidade em volta do rosto dando mais brilho à pessoa; ainda temos o 'ombré hair', só que de uma forma mais natural sem grande contrastes entre a raiz e as pontas, dando naturalidade; e também temos os 'toffes light' (morenas iluminadas) indicados para as morenas com reflexos em tons de marrons avermelhados ou dourados e até mesmo acobreados.

D.C: Poderia listar algumas dicas de cuidados diários com os cabelos? Especialmente para os que possuem algum tipo de química.

H.F: O uso de manutenção é indispensável à todas mulheres que querem manter seus cabelos bonitos, naturais ou não. O recomendado é que ela peça ao seu profissional a indicação de um produto (shampoocondicionadorleaving e um óleo reparador de pontas) de manutenção adequado à sua necessidade. Ele, mais do que ninguém poderá te orientar sobre seus cuidados com suas madeixas.

As franjas mais curtas são umas das principais tendências em corte para o ano

D.C: Já que as franjas serão uma das principais tendências, vamos falar mais sobre elas…  Poderia listar alguns prós e contras deste corte?

H.F: Claro! No Brasil elas começam a ser tendência e vêm de todas as formas: curtas, médias e também os franjões, retos ou desfiados. Podendo ser usados também para o lado. Como prós, podemos citar que rejuvenesce a fisionomia, além de disfarçar detalhes do rosto, valorizar o olhar e dar mais leveza à imagem. Os contras são as idas mais frequentes ao salão (para manutenção em média 20 dias), também ela necessita de cuidados diários para que fiquem impecáveis, como o uso de spray, pomadas e secador, ou seja, ela é bastante trabalhosa.

D.C: Qualquer mulher pode aderir à franjinha?

H.F: Em primeiro momento sim, mas claro que sempre precisamos fazer uma boa análise das características físicas e emocionais de nossa cliente. Por exemplo, muitas mulheres possuem redemoinho na altura da testa, dificultando o caimento de franjas mais curtas. Além disso, pessoas com testas pequenas podem não ficar com uma franja num comprimento legal. Aí novamente entramos no mundo do visagismo, em que analisamos cada caso para chegar à uma conclusão do que combina melhor com cada pessoa.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.