em

Expo&Flor arrecada mais de R$ 1 mi para entidades

Começou nesta sexta-feira (30) a nona edição da Expo&Flor, a maior feira e exposição de flores e plantas da região dos Campos Gerais. Desde o início, ela é realizada no mesmo ponto, no Parque Ambiental de Ponta Grossa. Isso faz com que o evento seja aguardado por muitas pessoas, principalmente pela variedade de produtos. A estimativa é que cerca de 35 mil pessoas passem pelo local durante os 10 dias de feira.

O que muita gente não sabe é que a renda obtida no evento é totalmente destinada a entidades assistenciais. Ou seja, é um evento beneficente e realizado por voluntários. Promovida pelo Rotary Club Alagados, os organizadores afirmam que a feira já arrecadou mais de R$ 1 milhão nos últimos oito anos, beneficiando mais de 200 projetos sociais realizados no município.

Significa que, a cada suculenta comprada, vaso de flor ou muda de árvore adquirida, mais um projeto social está sendo financiado. Giorgia Bin Bochenek, uma das organizadoras do evento, explica que a ideia do evento é beneficiar essas instituições, mas que existe um objetivo além desse. “Se fosse só pelo dinheiro, todos os rotarianos podiam se juntar e fazer doações. Mas o que queremos é envolver toda a sociedade. E, para isso, doamos nosso tempo. ‘Doar de si, antes de pensar em si’ é o nosso lema”, comenta.

Existe um processo criterioso para selecionar quais entidades recebem os recursos. É aberto um edital, as instituições inscrevem os projetos e pleiteiam valores, uma comissão analisa sem saber quem é o autor do projeto. Neste ano, 11 entidades serão beneficiadas. Em contrapartida, essas entidades fornecem voluntários para ajudar nos dias da feira.

 

Envolvimento

Tem surtido bom resultado. Ana Cláudia Martins da Silva faz parte da Associação de Moradores do Rio Verde, e auxilia pelo segundo ano. “No bairro, o evento financia ações voltadas, principalmente, às crianças de famílias de baixa renda. No ano passado, recebemos 70 tatames para aulas de judô; neste ano, uma máquina pipoqueira para os eventos realizados na vila”, conta Ana Cláudia, que nesta sexta-feira orientava clientes durante a compra de plantas no Parque Ambiental.

 

Entidades beneficiadas neste ano

– Associação Pró-Pronto Socorro (Aprós)

– Lar Institucional Guilherme Cavina

– Asilo São Vicente de Paulo

– Rede Feminina de Combate ao Câncer

– Sociedade Beneficente N. Sra de Medianeira

– Associação Amigos da Criança – Diocese PG

– Casa da Sopa Vó Tereza

– Associação de Moradores Jardim Los Angeles

– Lar das Vovozinhas Balbina Branco

– Associação de Moradores do Rio Verde

– Programa Social Transformando Gerações

 

A ideia de um milhão

Nove anos atrás, Osmar Bonfinger teve a ideia de realizar um evento que envolvesse a comunidade e gerasse renda a instituições. A ideia foi proposta ao Rotary Club Alagados, que acolheu a sugestão e foi ampliando a proposta, com apoio dos demais Rotarys e de muitos voluntários. Surgia a Expo&Flor. Hoje o evento recebe patrocinadores e engloba muitos outros projetos paralelos, a exemplo do Fruta Para Todos, que fornece mudas de árvores frutíferas para a comunidade. Neste ano, o projeto recebeu um incremento. Quem adquire produtos na feira é convidado a adotar uma muda, que será doada para escola. O doador será contatado para participar, ao lado de professores e alunos, do plantio. Um incentivo para que a preservação ao meio ambiente e o ideal de maior arborização da cidade sejam levados adiante.

 

Adoção de animais

Durante o evento também ocorre a Feira de Adoção de Animais realizada em parceria com o Grupo Fauna. Poderão ser adotados cães e gatos adultos e filhotes. A feira será realizada nos dias 31 de agosto; 1°; 7 e 8 de setembro, das 10 às 17 horas. Para adotar, as pessoas devem ter 18 anos ou mais e apresentar documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.