em

ExpoFrísia é reconhecida como exposição nacional

A 13ª ExpoFrísia, que começou ontem e segue até amanhã, em Carambeí, está reconhecida nacionalmente. A exposição foi ranqueada na Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), o que significa que todos os animais expostos poderão disputar circuitos nacionais. O ranqueamento foi proposto pela própria ABCBRH, o que mostra a importância da feira no cenário nacional da pecuária.

Para o coordenador de Comunicação e Marketing da Frísia, Luciano Tonon, este reconhecimento posiciona a ExpoFrísia entre os eventos mais importantes voltados ao setor. Ele lembra que a feira vem crescendo de forma sustentável. “É uma feira que sempre trabalha para que o expositor seja visto; fazemos um trabalho para trazer o produtor rural para que ele tenha relacionamento direto com a empresa, para que entenda como a empresa pensa e o que está oferecendo de diferente para ele”, diz.

Luciano destaca que a Frísia vem sempre trabalhando para valorizar o dia a dia dos produtores que estão na atividade, como forma de ajudá-los a crescer na gestão, na profissionalização, mas nunca esquecendo que o leite faz parte da história da cooperativa. “O leite é essencial”, fala.

Considerando esta essência é que a ExpoFrísia desenvolve sua programação. Neste ano, o foco não está só na pecuária leiteira, mas em suínos. “A Frísia tem investindo na diversificação. O perfil do nosso cooperado tem a ver também com o da suinocultura”, observa. Ele comenta sobre a proximidade com as indústrias que ofertam tanto ração para suínos quanto para o gado leiteiro, o que já é um facilitador para que o produtor tenha as duas atividades na propriedade rural.

Desta forma, quem passar pela ExpoFrísia, hoje, poderá acompanhar palestras tanto voltadas a pecuária de leite quanto de suínos. As apresentações começam às 9 horas, com entrada gratuita. A feira está acontecendo no Pavilhão de Exposições Frísia (anexo ao Parque Histórico de Carambeí).

 

Expositores apostam em tecnologia e atendimento

A 13ª ExpoFrísia deve receber cerca de 8 mil visitantes até amanhã, último dia do evento. A feira é altamente técnica, portanto permite ao público relacionamento direto com os expositores e negócios futuros. A abertura aconteceu no início da noite de ontem e contou com a presença do diretor geral da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seab), Otamir César Martins, que representou a governadora do Paraná, Cida Borghetti. Também estiverem presentes, em meio as autoridades locais e estaduais, o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, o diretor presidente do BRDE, Orlando Pessuti, e o presidente da Associação Paranaense  de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Hans Jan Groenwold.

Antes mesmo da abertura, atividades como julgamento das raças Holandês Vermelho e Branco Jovem tiveram início. O Clube de Bezerras encerrou as atividades do primeiro dia.

A tecnologia está presente também nos estandes. Entre as empresas que estão expondo está a MSD Saúde Animal, com produtos e serviços para os cooperados, empresários e produtores da região. “Nosso propósito é orientá-los sobre tecnologias e novos rumos da produção”, diz Eraldo Seidel, coordenador de Território de Pecuária da MSD. “A parceria entre a Frísia e a MSD Saúde Animal já existe há algum tempo. A participação da companhia, neste evento, reforça a confiança que os produtores mantêm pela marca. Na ExpoFrísia realizamos uma troca de experiência e estreitamos o canal de relacionamento com os produtores”, reforça Seidel. 

A Caixa Econômica também está presente. Para o superintendente regional da Caixa em Ponta Grossa, Adriano Resende, a ExpoFrísia se tornou um polo difusor de conhecimentos e de novas técnicas para o setor.

Serviço

ExpoFrísia 2018

Data: Hoje e amanhã

Local: Pavilhão de Exposições Frísia

Horário: 14h às 21horas

Entrada gratuita

 

Programação da ExpoFrísia

Hoje

Atividade          Horário

Julgamento Holandês Preto e Branco Gado Jovem    15h às 18h

Julgamento Holandês Vermelho e Branco Gado Adulto         18h às 20h

Palestras Pecuária Leite                     9h às 12h

*Cenário reprodutivo dos Campos Gerais: desafio e oportunidades, com Paulo Borges, veterinário da Policlínica Veterinária Pioneiros

*Licenciamento ambiental da atividade de bovinocultura, com Rossana Baldanzi, chefe do Departamento de Licenciamento de Atividades Poluidoras e Engenheira e agrônoma do IAP

*Minipalestras soluções suínos – estandes

Palestras Pecuária Suínos                 13h às 15h

*Transformando a granja para o bem-estar animal: investimento e adequações necessárias, com Nilo Chaves de Sá (Agroceres PIC).

*Doenças do Complexo respiratório dos suínos – Estratégias e eficácia de controle, com Cesar Feronato (MSD).

Palestra Especial CBN – Diário dos Campos, com Marco Fava Neves                      20h

Amanhã

Copa dos Apresentadores      10h30 às 12h

Julgamento Holandês Preto e Branco Gado Adulto    14h às 17h30

Solenidade de Encerramento 18h30

Fonte: ExpoFrísia 2018

 Feira permite contato direto dos produtores com empresas (Foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.