em

Expoleite apresenta destaques em genética e manejo de animais

Berço do melhor gado da raça holandesa do Brasil, a cidade de Arapoti, localizada na região dos Campos Gerais, irá sediar a 47ª edição da Expoleite, feira que apresenta destaques em genética e manejo dos animais. O evento será no Parque de Exposições CAPAL, cooperativa organizadora.

A estimativa é que 20 mil pessoas participem dos três dias de evento, principalmente oriundas do Paraná e São Paulo. O público poderá conhecer os animais mais premiados do País, título recentemente reforçado pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (ABCBRH), que premiou três cooperados da CAPAL como melhores criadores, expositores e afixo – Pedro Elgersma, Adriaan Frederik Kok e Korstiaan Bronkhorst, que se destacaram nas variedades Vermelho e Branco e Preto e Branco, gados jovens e adultos.

O diretor industrial da CAPAL, Lourenço Teixeira, afirma que o evento é focado no desenvolvimento profissional do produtor rural. “A região tem o melhor gado da raça holandesa do País, mas isso não vem de graça. Acontece devido a muito trabalho, atualização constante, investimento em genética e assistência técnica da cooperativa. E com essa programação incentivamos o desenvolvimento do produtor rural e ampliamos as possibilidades para continuar fazendo mais”, destaca.

Capacidade produtiva

A CAPAL negocia 9 milhões de litros de leite por mês. Essa quantidade, registrada em junho deste ano, é 12% maior que o mesmo período de 2018 e quatro vezes superior à média nacional, que variou entre 3% e 3,5% o crescimento. Segundo o coordenador de pecuária leiteira da CAPAL, Roberto Caldeira, o primeiro semestre deste ano foi excelente para o produtor da cooperativa, superando a média brasileira de produção.

No período, houve boas condições para produção (maior oferta), com o cenário internacional e o câmbio voltando a favorecer as importações. Além disso, a disponibilidade financeira per capita cresceu. Entretanto, no segundo semestre, apesar da produção (em volume) continuar subindo, os preços não deverão acompanhar essa tendência, já que, até o momento, é apontada piora na perspectiva do Produto Interno Bruto (PIB).

“Deve haver uma redução no valor por litro devido ao impasse na economia do País. O consumo de leite UHT e de derivados, como muçarela e iogurte, além das férias escolares, impactam essa redução do valor”, explica Caldeira.

O coordenador da CAPAL destaca a capacidade de gestão dos cooperados, ou seja, mesmo com uma queda no valor, com um trabalho profissional na propriedade o produtor deve trabalhar para a redução dos custos e, assim, manter a margem de rentabilidade com a produção em alta. Os cooperados produzem uma média de 2,5 mil litros de leite/dia, com uma média de produção por vaca de 28 litros.

 

Programação

No dia 25 (quinta-feira) de manhã serão realizados o Clube de Bezerras e o Clube Infantil, além da palestra sobre economia rural ministrada por Claudio Kapp Júnior, da Fundação ABC. No período da tarde será a vez do primeiro julgamento da Feira, do gado jovem holandês Vermelho e Branco, seguido do adulto da mesma variedade. Também está na programação do primeiro dia a palestra “Mulheres Cooperativistas”, ministrada pelo professor da Fundação Getúlio Vargas e CEO do Grupo Datacenso, Claudio Shimoyama.

O prêmio “Qualidade do Leite” será entregue no dia 26 de julho, pela manhã. A palestra principal, ministrada pelo professor, escritor e referência em gestão de vendas, marketing e agronegócio, José Luiz Tejon, também acontece no segundo dia. Ele focará sua fala na produção leiteira. À tarde, será realizado o julgamento do gado jovem holandês Preto e Branco e a palestra com tema da área agrícola, desta vez com o representante da empresa FC Stone.

No último dia de evento, sábado (27), será realizada a Copa dos Puxadores, o julgamento do gado adulto holandês Preto e Branco e as premiações.

 Na programação constam julgamentos de animais e palestras técnicas, entre outras atividades (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.