em

Falta de salários tem deixado profissionais descontentes

Médicos que prestam serviço no Hospital da Criança João Vargas de Oliveira alegam estar desde o mês de fevereiro sem receber salário. Os doze profissionais são contratados por uma empresa terceirizada, localizada em Curitiba, pela Secretaria Municipal de Ponta Grossa. A terceirização é uma medida aprovada pela prefeitura para completar o quadro de médicos quando concursados não preenchem a escala completa.

Segundo o advogado que representa o grupo médico que está reivindicando os salários atrasados, Tainan Felix Lascos, o pagamento deveria ser feito todo dia 30, mas há dois meses esse prazo não vem sendo respeitado. “ Todos que estão nesse grupo dependem totalmente dessa verba para sobreviver. Além de estarem trabalhando em carga horária puxada de 12 horas sem receber nada, eles contam com uma estrutura insatisfatória dentro do Hospital”, explica. Lascos conta que o local não conta com sala de Raio X, sala de ultrasom, laboratório, e nem computador o que dificulta e atrasa o trabalho dos profissionais, fazendo com que façam a maioria manualmente.

Além da estrutura e da falta de salário, os médicos atendem de seis a oito pacientes por hora, uma média de 80 pacientes por plantão. Residentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa também ficam sob supervisão dos clínicos, dificultando a operação de trabalho.

O próximo passo, segundo o advogado do grupo, será conduzir uma notificação formal ainda hoje para a prefeitura, que terá um prazo de dez dias para fazer o pagamento. Caso isso não aconteça, O Conselho Regional de Medicina (CRM) que os médicos devem paralisar o serviço, mantendo apenas os atendimentos de urgência e emergência. “Esperamos que esse prazo seja respeitado para o b em principalmente da população que depende do serviço”, diz.

Os médicos, através de seu representante, entrou em contato co a empresa, mas não obteve resposta.

 

Prefeitura nega folha de pagamentos em atrasos

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Grossa informou que por ser um serviço terceirizado, repassa o pagamento para a empresa que terceiriza os serviços, encaminha o valor, sendo eles os responsáveis pela efetuação da remuneração dos médicos. A secretaria nega que as folhas estejam em atraso, e explicou que o pagamento é realizado sem adiamento para a empresa responsável pela terceirização de serviço.

A escala médica, segundo a secretaria,é definida pelo próprio corpo clinico do hospital.

Segundo ainda a Prefeitura, o Hospital da criança está passando por uma reestruturação, os exames são enviados para o Laboratório Regional de Ponta Grossa, mantendo o prazo dos resultados e sem prejuízo para pacientes.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.