Cidades

Família Acolhedora abre inscrições para novos cadastros nesta quarta

O serviço Família Acolhedora, realizado pela Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) em parceria com a Vara da Infância e Juventude, consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. As inscrições para seleção das novas famílias iniciam nesta quarta (27) e seguem até dia 29 de março.

O objetivo principal é proporcionar à criança e adolescente em situação de violação de direitos, em que haja necessidade de afastamento da família de origem, o acolhimento em casas de famílias da comunidade, assegurando o direito fundamental da convivência familiar e comunitária. “Diante dessa situação dramática, o acolhimento em famílias acolhedoras, tem se constituído numa alternativa mais humanizada, que permite à criança e adolescente um atendimento individualizado, cercado de afeto e cuidados”, explica a presidente da Faspg, Simone Kaminski.

O acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. Quem tiver interesse em fazer parte da seleção das famílias pode entrar em contato através do 3220-1000, ramal 2190, ou diretamente no departamento de Proteção Social Especial, no serviço de acolhimento Família Acolhedora, das 9h às 17h. A equipe técnica passará todas as informações e documentos necessários.