em

Família Acolhedora realiza curso de capacitação na próxima semana

Na próxima semana, entre os dias 18 e 20 de novembro, as pessoas cadastradas no programa ‘Família Acolhedora’ participam da 3ª Capacitação para seleção dos novos acolhedores. O serviço retomado em julho de 2017, em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a Vara da Infância e Juventude, tem a proposta de garantir um acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar.

"Através do Família Acolhedora, nosso objetivo é proporcionar às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos o acolhimento em casas de famílias da comunidade, oportunizando o direito fundamental de convivência familiar e comunitária, que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), através de um atendimento individualizado e com muito afeto e cuidado", explicou a presidente da Faspg, Simone Kaminski.

Na realização do programa, o Município é responsável por realizar a triagem das famílias interessadas em participar. Essa seleção acontece nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, além de uma equipe técnica que será responsável pelo acompanhamento das famílias participantes. Uma das etapas de escolha é a capacitação, momento onde as famílias cadastradas participam de atividades junto a órgãos do sistema de garantia de direitos como a Vara da Infância e Juventude, Conselho Tutelar, Instituições de Acolhimento e profissionais de psicologia e serviço social. Depois de selecionadas pela Prefeitura, as famílias serão encaminhadas para avaliação e decisão final por parte da Vara da Infância.

Podem participar do serviço de acolhimento familiar casais ou pessoas solteiras, que possuam renda comprovada, sem antecedentes criminais e atestado de saúde mental. Os interessados serão avaliados pela equipe técnica do serviço, inserido na Gerência de Proteção Social Especial (GPSE) da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebendo parecer social e psicológico.

A 3ª Capacitação das Famílias será realizada no Conselho Municipal de Assistência Social – Centro de Ação Social: Rua Joaquim Nabuco, 59, Centro, das 9h às 12h. Para mais informações: 3220-1065 – Ramal 2184; ou através do e-mail: [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.