em

Famílias começam a receber Cartão Comida Boa em Ponta Grossa

Famílias de Ponta Grossa, em situação de vulnerabilidade social, começaram a receber o voucher do Cartão Comida Boa na manhã de segunda-feira (18).

O programa, do governo do estado, distribui um cartão com QR Code, no valor de R$ 50, que pode ser utilizado na compra de produtos alimentícios durante a pandemia do novo coronavírus. Mais de 27,8 mil famílias de Ponta Grossa estão sendo contempladas com o benefício e mais 4.634 autônomos.

A entrega dos vouchers está sendo feita pela Fundação de Assistência Social (Faspg) em diversas instituições da cidade por ordem alfabética.

Os locais de entrega foram divididos de acordo com a região que o beneficiado reside, sendo 41 locais fixos, com atendimento das 9 às 16h30 e a Unidade Móvel na Zona Rural (Colônia Santa Cruz, Sutil, Trindade, Guaragi/RoxoRoiz, Itaiacoca, Pinheirinho, Taguaruçu, Uvaia/Conchas Velhas).

 

“Eu não trabalho e moro com a minha irmã. Esse benefício vai nos ajudar muito”, disse a dona de casa Anael Muniz Otávio de Lima. Anael retirou o cartão na manhã de segunda durante atendimento especial na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi).

Isabel Cristina Dias também retirou o voucher e comemorou ser contemplada pelo benefício. “Sou viúva e a única renda que temos é do meu filho que não trabalha com carteira assinada.

Perdi minha filha e minha mãe recentemente, as duas tiveram câncer. Todo o dinheiro que eu tinha foi para custear remédios e exames. Com o cartão vou conseguir comprar comida”, comentou.

Para ter direito ao voucher, é preciso ser maior de 18 anos (à exceção de mães adolescentes), ter renda familiar mensal per capita não superior a meio salário mínimo (522,50) e renda familiar que não passe de três salários mínimos (3.135,00).

Somente aqueles que estão no CadÚnico, inscritos até a data de 20/03/2020, e com o perfil acima, serão beneficiados.

O cartão pode ser utilizado para a compra exclusiva de produtos da cesta básica, como arroz, feijão, macarrão, farinhas de trigo, milho ou mandioca, açúcar, óleo vegetal ou banha suína, ovos, carne bovina, suína ou de ave, leite, pão frutas, legumes e verduras.

A lista completa dos supermercados cadastrados para efetuar a compra pode ser conferida no endereço www.cartaocomidaboa.pr.gov.br/form/comercio.php#content-cidadaos.

Autônomos

Os autônomos e informais deverão agendar horário de retirada do cartão, das 10 às 16 horas, pelo 0800 400 8989 ou 3220-1065, ramais 2301, 2187, 2171, 2169. Já os MEIs deverão agendar via whatsapp pelo número 9144 9833, das 12 às 17 horas.

As pessoas também poderão consultar a plataforma do governo federal, www.cartaocomidaboa.pr.gov.br, para verificar se estão inscritas no CadÚnico e também para tirar dúvidas como locais de retirada dos vouchers, locais onde poderão realizar a compra, entre outros detalhes. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo 0800 200 4150. (L.S.)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.