Esportes

`Fantasminha´ volta às atividades de forma remota em Pontas Grossa

A exemplo da equipe profissional, os atletas da Escola Oficial do Operário Ferroviário voltaram aos treinos através de plataforma virtual nesta semana em Ponta Grossa. Tanto no masculino, do sub-kids ao sub-17, quanto no feminino, todos os atletas passam a cumprir planos de atividades três vezes por semana com acompanhamento dos professores através de chamada de vídeo.

Conectados simultaneamente mas cada um em sua respectiva casa, os atletas cumprem séries de exercícios respeitando as orientações e cuidados de prevenção ao coronavírus. O Operário está com as atividades presenciais suspensas em razão da pandemia desde o dia 17 de março e os treinos devem ser iniciados após autorização de saúde para todo o clube, em conjunto.

“Nesses dois meses parados, os professores já vinham publicando vídeos nas páginas oficiais da escola com sugestões de exercícios, para que os atletas não ficassem parados. A partir de agora, os treinos passam a ser acompanhados de forma imediata. É mais um passo para o retorno. Sabendo que está sendo visto pelo professor, o atleta se sente mais motivado a treinar. Tem sido um momento difícil, mas estamos nos adaptando e torcendo para que em breve tudo possa voltar ao normal”, afirma o coordenador e professor da Escola OFEC, William Borges.

Em 2020, o Operário Ferroviário tem na agenda competições como a Taça Curitiba, a Curitiba Cup e um novo torneio em nível sul-brasileiro. Apenas a Curitiba Cup havia iniciado, no fim de semana que antecedeu a paralisação, com as equipes sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 da Escola OFEC. Agora, todas as competições estão suspensas e não há previsão de retorno para os torneios de base neste momento.

Profissional

A equipe profissional do Operário Ferroviário também segue com trabalhos remotos, orientados pela comissão técnica desde o início do mês maio. Enquanto isso, a diretoria alvinegra trabalha na busca por reforços e, segundo o presidente do grupo gestor do futebol profissional, Álvaro Góes, já estão contratados um lateral direito, um lateral esquerdo, dois zagueiros, um volante e um meia atacante. O dirigente ainda não divulgou os nomes, mas todos vêm do futebol paulista.

O Fantasma está no aguardo pelo reinício das quartas de final do Campeonato Paranaense e depois a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. O secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman disse que a volta das competições nacionais deve ocorrer em junho. “Parar foi necessário e voltar é possível. Maio é o período mais dramático da doença e vamos ver as portas que vão se abrir em junho… o aprofundamento da crise, agora, significa que logo em seguida deve vir o abrandamento”, analisou”, disse o dirigente em entrevista à Agência Reuters.