em

Fazenda está entre as 20 top dos EUA

Luciana Brick
RECEPTIVIDADE John Maxwell recebeu o grupo dos Campos Gerais em sua casa para falar sobre a propriedade rural

 

Grupo dos Campos Gerais visitou propriedade rural que mantém atividade diversificada. Produtor investe principalmente na soja

Com atividade diversificada, a Cinnamon Ridge Farm, que está entre as 20 propriedades rurais top dos Estados Unidos, foi visitada pelo grupo dos Campos Gerais que realiza viagem técnica àquele país. Localizada em Williamsburg, Estado de Iowa, a fazenda pertence ao produtor John Maxwell, que também presta serviços para os agricultores e pecuaristas da região. A área plantada com soja e milho corresponde a 2 mil hectares. São 400 galinhas, suínos, gado de corte Angus (60 cabeças) e Jersey. A propriedade está em sétimo lugar no ranking nacional em média de produção de leite. São 36 litros por dia por vaca, sendo três ordenhas diárias.

Segundo John, a soja ocupa 1.700 hectares, enquanto o milho apenas 300 hectares (50 hectares destinados para a silagem). Mas, nem toda a área pertence a ele. Cerca de 600 hectares dos 2 mil  são da sua família e o restante envolve a prestação de serviço. John conta que planta, mas não colhe necessariamente toda a safra. Ainda, não recebe pela produtividade das lavouras, mas pelo serviço efetuado. 

No verão, relata, tem muita neblina na região da fazenda o que é bom para o milho, mas favorece o aparecimento de doenças na soja. A colheita se iniciará em setembro e a expectativa é colher 4 toneladas de soja por hectare. John tem caminhões próprios para o transporte da safra. “Quando terminar de colher a soja (plantio direto) o trabalho será a aplicação de esterco (de suíno) na área. A colheita do milho se estenderá da segunda quinzena de outubro a novembro. Ele colhe com média de umidade de 18% e manda para a cooperativa para secar com 14%. A produtividade média é em torno de 12% a 15% e a expectativa para esta safra é de 14% a 15%. A meta é chegar a 25 toneladas por hectare até 2020. John planta ainda trigo, mas somente para silagem.

 O lucro também vem do aluguel de alguns barracões, como o de suínos. O peso médio dos animais é 130 quilos e a venda representa US$ 220 por animal. John apenas presta serviços nesta área cuidando da criação.

Comércio

Outro diferencial da fazenda é a venda de ovos, carnes, pães e bolachas, no sistema self service. “A loja funciona 24 horas por dia”, conta John. O local fica aberto e não há funcionários. Cada consumidor entra na ‘casa’, escolhe o que quer

 PROGRAMAÇÃO DA VIAGEM

SEXTA-FEIRA – 02/09

– Visita ao Skydeck ou Sear’s Tower (A Sears Tower, com 110 andares e 448 metros de altura é o edifício mais alto dos EUA desde a sua conclusão em 1974, além de ser o edifício mais alto do hemisfério ocidental. A partir de 2009 a Sears Tower pasou a ser chamada de Willis Tower)

– Visita à Bolsa de Chicago

– Visita ao Aquário Shedd e Michigan Avenue’s

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.