em

Feira Paraná movimentará economia nos próximos dez dias

Ponta Grossa sedia a partir desta sexta-feira (18) a 32ª Feira Paraná e a 41ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi), que prometem movimentar a todos os setores econômicos da região durante os seus dez dias de realização. Com uma programação diversificada, que oferta tanto atrações de entretenimento para as famílias da comunidade, quanto evento técnicos voltados aos profissionais da agropecuária, os eventos serão realizados simultaneamente no Centro de Eventos e no Centro Agropecuário em uma estrutura de mais de 13 mil m² apenas em área coberta.

Segundo a organização, são aguardados mais de 300 mil visitantes. “Pode-se esperar a melhor feira dos últimos anos. A Feira Paraná havia deixado de existir nos anos 90, e agora é retomada com uma roupagem diferente junto à Efapi – outro evento expressivo”, apontou o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, em entrevista ao DC. “As feiras precisam ser reinventadas; muitos evento técnicos já acontecem, mas aqui teremos uma feira muito mais abrangente e ampla, focada também na agricultura 4.0. O agronegócio é a máquina propulsora do estado”, destaca ele.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Bruno Costa, também esteve na redação do DC e ressaltou algumas das atrações da feira. “Teremos, por exemplo, o pavilhão agrotech com o objetivo de trazer muita inovação, tecnologia e resultados com palestras e expositores. A inovação é uma questão de busca, e estamos facilitando essa questão de forma multidisciplinar, ofertando atividades para diferentes profissionais”, disse ele, lembrando também do hackathon agro. “O produtor rural tem muitas dores, mas há soluções que amenizam esses problemas e podem ser buscadas em conjunto”, afirmou.

Espaços diversificados

Conforme destaca o presidente do Sindicato Rural, o evento será segmentado em dois locais: o Centro de Eventos e o Agropecuário. Para ele, ter esses dois espaços “permite que se consiga, de certo modo, separar as coisas [atividades técnicas e de entretenimento]. Não que impeça que quer ver as duas coisas, mas tudo é agregado”, afirma Gustavo Ribas Netto, que finaliza: “É um desafio constante apresentar o meio urbano ao rural, e essa inserção é importante porque é o urbano quem consome e de onde vem a mão de obra do campo”.

Conforme explica o gestor da SMAPA, um dos focos dos eventos também são os negócios. “Se segunda a quinta/sexta a ideia é de que a feira seja estritamente técnica, para nos finais de semana oferecer shows e outras atividades. Queremos também que ela traga negócios, principalmente para quem está expondo e quem tem interesse em abrir seu negócio – para isso, também estamos lançando desafios: como você vê o seu negócio nos próximos dez anos com todas as tecnologias que estão surgindo?”, avaliou bruno Costa em entrevista ao DC.

 

Centro de Eventos

O Centro de Eventos será destinado mais a atividades diversas, que unem entretenimento, serviços e discussões de interesse de toda a comunidade. Nele estarão dispostos espaços como o pavilhão agrotech, feirão automotivo, o espaço pet (com adoção de animais), congressos, o hackathon (que segue com inscrições abertas), pavilhão do comércio, palestras, espaço logística, expositores, além de praça de alimentação, parque de diversões, shows nacionais, entre outros.

Entre as atrações também está o Salão de Turismo, que entre diversas proposições ofertará o programa “Conheça os Campos Gerais por trinta reais”. Através dele serão oferecidos tours por seis cidade da região a um preço fixo de R$ 30 devido ao subsídio governamental de incentivo. Outro diferencial é o Pavilhão Cidadania, que com a participação de órgão públicos disponibilizará atendimentos gratuitos em todos os dias de feira com,por exemplo, a presença da Agência do Trabalhador, Sala da Qualificação Profissional, Detran, Nota Paraná e receita Estadual, entre outros.

 

Centro Agropecuário

Já no Centro Agropecuário serão realizadas as atividades mais técnicas e próprias do setor, como julgamentos, campeão supremo, exposição de animais, leilões (que devem movimentar R$ 1 milhão), rodeio, congresso agropecuário, dias de campo, provas eqüestres, palestras, gados de corte e leite, o tradicional Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (Conaitec) além da participação de instituições como Emater e Iapar, por exemplo.

Também estarão dispostos no local o pavilhão de agronegócio, o dos mestres cervejeiros, a feira de sabores e a vitrine da carne – que, através da apresentação de cortes de gado, ovino e de porco e apresentação de formas de aproveitamento e “cozinha-show”, unirá o campo e a cidade em torno de um assunto que beneficia e está presente na rotina de ambos.

 

32ª Feira Paraná e 41ª Efapi

Data: 18 a 27 de outubro

Local: Centro de Eventos de Ponta Grossa

Horários: dia 18 das 16 às 22 horas; sábados e domingos (19, 20, 26 e 27) das 10 às 22 horas; demais dias (21 a 25) das 14 às 21 horas.

Mais informações: feiradoparana.com.br

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.