em

Feira terá 30 toneladas de uva

Na próxima semana começa a 36ª Feira da Uva (Fesuva) em Ponta Grossa. A feira será aberta oficialmente no final da tarde do dia 17 de janeiro e segue até o dia 20. Os produtores deverão levar 30 toneladas da fruta para venda na Estação Saudade, local escolhido para sediar o evento. Com entrada gratuita, a feira ocorre das 09h às 22h e o quilo da uva deverá ser vendido por R$ 8,00.

Ao todo, cinco produtores comercializarão uvas do tipo preta, branca e rosada. Além disso, os consumidores poderão adquirir produtos da agroindústria caseira à base da fruta, como cookies, geleias e doces. A 36ª Fesuva contará ainda com uma praça de alimentação com comida italiana.

De acordo com o secretário municipal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Ivonei Afonso Vieira, a feira é tradicional na cidade e busca promover a produção de alta qualidade. “A Fesuva é uma feira importante para fomentar a produção e comercialização de uvas em Ponta Grossa e região que possuem produtos de alta qualidade. Queremos que os ponta-grossenses conheçam os alimentos que são produzidos aqui na região e não existe melhor forma de divulgação do que um evento desse porte”, garante. O evento contará com produtos da agroindústria familiar, artesanatos e atrações culturais.

Para a presidente do Núcleo de Alimentação para Eventos de Ponta Grossa (NAPES), Geisa Santos, em 2019 a expectativa é ampliar o número de visitantes. “Neste ano passaram diariamente pela Fesuva em torno de 20 a 30 mil pessoas, e o objetivo para o próximo ano é aumentar essa quantia. Para isso, aumentamos o espaço do evento, para acomodar mais pessoas, além de incluir atrações, brinquedos e a própria praça de alimentação”, afirma.

 

Festa da Uva em Palmeira

A primeira Feira da Uva de Palmeira começou ontem (11) e ocorre também nos dias 12, 18 e 19. O evento será na praça Marechal Floriano Peixoto. A uva comercializada na feira será da variedade bordô e o preço da caixa com 2 kg da fruta irá custar R$ 12,00.

Nos últimos dias o secretário de Agricultura e Pecuária, Eliezer Borcoski, visitou alguns parreirais de produtores que participarão da Feira da Uva. “Pude perceber que as uvas que serão comercializadas neste mantém a excelente qualidade dos anos anteriores. Tenho certeza que quem adquirir a uva na Feira ficará satisfeito com a fruta”, destacou. O evento é realizadoatravés de parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Associação de Produtores de Uva de Palmeira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.