em

Feirantes apostam na qualidade e variedade dos produtos

Os produtores e comerciantes da Feira da Benjamin Constant no centro de Ponta Grossa apostam na qualidade e variedades dos hortifrútis vendidos no local. Ao todo, são 130 barracas com os mais diversos produtos.

O presidente da associação dos produtores, Romualdo Siuta, explica que os feirantes produzem principalmente legumes e verduras. “Nosso forte são as cabeças de alface, pepino, cenoura, entre outros. Queremos trazer a qualidade do campo para a cidade”, ressalta. Siuta explica que os produtores têm um planejamento de ampliar a oferta de produtos no ano que vem e também para atender a demanda do programa Feira Verde e da alimentação escolar.

O engenheiro agrônomo, Valter Martins, aponta que a qualidade de um produto está diretamente relacionada com a procedência das sementes. “É importante conhecer a procedência da muda ou da semente, reservar um espaço suficiente para o crescimento das plantas, adubar a terra e garantir a disponibilidade de água”, completa. Martins destaca que Ponta Grossa é referência na produção de hortifrútis como alface, tomate, abóbora, abobrinha, couve, rúcula cenoura, mandioca, o morango, entre outros.

“O critério de escolha para estes cultivares é a aceitação do mercado, as condições de clima e solo favoráveis. É importante ressaltar que pessoas que pretendem iniciar neste ramo comercialmente devem se preparar para cultivar diferentes variedades, nas atuais condições de mercado possuir variedade e qualidade é mais importante que quantidade”, avalia Martins.

Romualdo vende hortifrútis há 35 anos (foto: Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.