em

Festa junina: tradição, música de raiz e culinária típica

Seja em um grande evento, uma quermesse no salão da igreja ou um arraiá de escola, a festa junina faz parte da cultura brasileira. Tendo origem no século 12 em rituais de celebração das colheitas, a festa se mantém como manifestação da relação do homem com o campo, mas se transformando ao longo do tempo. Hoje em dia não estão mais associadas aos santos católicos, mas sim ao alimento e à música.

Com diferenças regionais, uma das principais características da festa nos Campos Gerais está na música raiz, ou popularmente chamada de música caipira. Nela, misturam-se influências culturais de diversos povos, tendo na viola o instrumento de expressão para falar sobre o dia-a-dia do trabalho, do lazer, das relações e da religiosidade do povo rural, que se mantém ainda que timidamente dentro do universo sertanejo atual.

A música raiz, com forte apelo à poesia, é a moda que vem do caboclo e se revela original e singela. O músico João Carrero comenta que “no sítio é assim: tudo na simplicidade”. Sempre acompanhado de sua viola e de seus amigos, João Carrero faz parte do grupo 'Senhores da Música', que se reúne todos os sábados em Ponta Grossa, há três anos.

O grupo ensaia na Concha Acústica, desde a revitalização do espaço, e é formado por seis músicos amadores. Para Gumercindo de Paula, estar perto das pessoas é fundamental para manter o projeto. “Cantador canta para o público. Cantar sem público é muito difícil”. Não saber ler partituras não os impediu de reunir um repertório de quase 100 músicas tiradas de ouvido. Esta prática é comum para a maioria deles desde a juventude. “Era comum à gente ouvir a música na rádio uma vez e no outro dia já sair cantando. Mas sempre música de raiz”, completa.

Renato Zampier relaciona a música com satisfação pessoal. “Sempre trabalhei com transporte e tive uma vida boa. Tenho tudo o que preciso! Mas, se precisasse escolher a coisa mais importante, seria a música”.

 

'Senhores da Música' inspira documentário

Grupo 'Senhores da Música' virou tema de documentário produzido pelo fotógrafo Fayson Merege
(Foto: Fayson Merege)

Inspirado por estas histórias de vida, a plataforma Diálogos Culturais convidou o fotógrafo Fayson Merege para a produção de um documentário sobre a história do grupo 'Senhores da Música'. Zek Ramos, responsável pelo projeto, acredita que “difundir esta história é um reconhecimento de nossa origem, da história de nossa cidade, música e povo”.

As gravações foram finalizadas em maio e o projeto está em fase de edição. “Nosso objetivo é inscrever o documentário em editais municipais e fora daqui. São histórias de simplicidade e amor pela música que nos inspiraram e esperamos que cause o mesmo efeito em quem assistir”, comenta Fayson Merege.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.