Variedades

Festival de Tortas unirá gastronomia e cultura

O Festival de Tortas de Carambeí começa nessa sexta-feira (12) e vai até domingo (14). O evento ocorre no Parque Histórico da cidade, das 10 às 20 horas. Essa é a sexta edição do festival que contará com mais de 30 sabores de tortas doces, além de, opções de tortas salgadas, diet e low carb. A entrada e o estacionamento são gratuitos. A estrada conta com sinalizações para chegar até o Parque.

Nesse ano, o evento retorna nesta edição ao seu formato original, reunindo as torteiras que produzem em suas casas e também os empreendimentos como Frederica's Koffiehuis, Tortas Wolf e Koffiehuis Parque Histórico no mesmo espaço. “Vimos que é melhor para o visitante nós reunirmos todos no mesmo local. Assim ele pode aproveitar melhor a visitação”, explica a assessora de comunicação da Prefeitura, Adalgiza Bachosky.

A programação do festival inclui apresentações musicais. Além disso, durante o feriado terá atividades especiais para as crianças com futbolha e a presença do palhaço Picolé. No sábado, terá o museu interativo. Onde os visitantes poderão conhecer mais sobre a cultura dos imigrantes holandeses e outros povos que colonizaram o Paraná. Também terá o artesanato típico da cidade como peças em madeira, patch work, bordados, pinturas, entre outras estarão compondo o ambiente.

O pavilhão onde ocorre o festival é coberto e tem capacidade para atender mais de mil pessoas. A assessora de comunicação do Parque Histórico, Ana Paula Bomfim, destaca que mesmo com chuva as atrações serão mantidas. “Temos uma estrutura para atender confortavelmente o público com sol ou chuva. Queremos que as pessoas conheçam a cultura da cidade e nossos atrativos”, expõe.

 

Sabores

O festival conta com os seguintes sabores de torta: morango com chocolate, holandesa, speculaas, ameixa, amora, chocolate, morango, requeijão, supreme, banoffe, ferrero, ninho com nutella, nozes, entre outras. Os pedaços terão valor único de venda: R$12. Também terá opções de sabores salgados que poderão ser acompanhados de café, café cremoso, suco, refrigerante, e ainda cerveja artesanal.

Organizadoras do festival falam das atrações do evento (foto: Fábio Matavelli)