Find!

Fim das férias: como organizar a volta às aulas

Para alunos de 2 a 17 anos, o retorno às aulas – ou ainda o primeiro dia de aula - acontece até a primeira quinzena de fevereiro. Tanto para os pequenos, quanto para os adolescentes, as dicas de organização, ainda nas férias, são essenciais para a volta à rotina de estudos ser tranquila.

Para as crianças, principalmente aquelas que vão pela primeira vez à escola, pode ser um momento bastante difícil. “Alguns alunos pequenos choram nas primeiras semanas, deixando os pais preocupados, mas é necessário levar em conta que a fase da adaptação é curta e que a criança pequena chora muitas vezes porque ainda não entendeu que ela fica na escola e no fim da tarde os pais voltam para buscá-la.

Quando os pequenos entendem esse processo, o choro acaba", explica a pedagoga Katia Moro, do Colégio Sepam. Então, segundo a especialista, um pouco de nervosismo de ambas as parte – pais e filhos – é normal. O importante é o pai confiar no colégio que escolheu para o seu filho.

As aulas já começaram nas escolas particulares de PG

Confira algumas dicas para o fim do período de férias e o retorno das aulas para os pequenos:

 

O PRIMEIRO PASSO É CONTAR QUE AS FÉRIAS ESTÃO NO FIM. Lembre seu filho de o quanto é bom e divertido ir para a escola. Você pode começar a conversa com perguntas como: quem era seu melhor amigo no ano passado? Será que você já vai para uma sala do segundo andar do colégio? Sua turma terá aulas nas salas perto do elevador? Eu acho que você vai precisar de uma calça maior do uniforme, porque você cresceu muito nessas férias! Assim vocês vão entrando no assunto.

 

OUTRA DICA É PROGRAMAR AQUELE PASSEIO QUE ESTÃO PREVENDO DESDE O INÍCIO DAS FÉRIAS, mas que ainda não tiveram oportunidade de realizar. Justifique o programa dizendo: já que as férias estão chegando ao fim... Curtam junto uma tarde diferente como uma ida à sorveteria, ao parque, ao cinema, piscina ou até um programa em casa montando aquele quebra-cabeça enorme.

 

EXPERIMENTE UNIFORME E TÊNIS. Veja o quanto seu filho cresceu nas férias e, se ainda não fizeram as compras para 2018, essa é a hora de entrar no clima.

 

COMPRAR MATERIAIS, ENCAPAR CADERNOS, ETIQUETAR E ARRUMAR tudo novinho na mala pode ser divertido. Aproveitem para dar uma carinha alegre no fim das férias. A partir dos 10 anos os alunos já não sofrem tanto com o fim das férias. A organização também é essencial nesse período, planeje-se. Em uma agenda anote desde o começo do período letivo tudo o que importa: conteúdos das provas, datas de provas e simulados e os dias de provas de vestibular, por exemplo.

 

CONHEÇA SEUS PROFESSORES: é importante perceber a estratégia de ensino usada por cada professor, pois eles vão fazer de tudo para te ajudar a consolidar novos conceitos e reforçar aprendizagens anteriores.

 

ESTUDE DESDE O COMEÇO: Não existe fórmula mágica para estudar nem para conquistar boas notas. Cada um aprende melhor de um jeito diferente: pode ser lendo, escrevendo o conteúdo, resolvendo exercícios ou fazendo fichas. É importante tomar nota de todos os assuntos desde a primeira semana.

 

ORGANIZE TODOS OS SEUS AFAZERES: junto com a rotina de estudos é importante também realizar exercícios físicos e ter momentos de lazer com a família e amigos. Aproveite o começo de ano letivo para organizar seus afazeres.

PUBLICIDADE