em

Fiscalização apreende 16 mil litros de cachaça irregular em Ivaí

Auditores fiscais federais agropecuários apreenderam 16 mil litros de cachaça produzidos em condições higiênicas e sanitárias inadequadas e em estabelecimentos sem registros no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). A operação ocorreu no município de Ivaí, região centro sul do Paraná, na última semana, onde dois estabelecimentos foram cautelarmente fechados.

Para produzir e comercializar bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), a empresa precisa, além de estar registrada junto Mapa, seguir normas de higiene para a fabricação e o armazenamento. Durante o processo de registro, a fiscalização do ministério verifica se o estabelecimento atende aos requisitos para produção de bebidas.

Nesta operação, de acordo com o Mapa, a cachaça foi produzida em condições inadequadas e estava armazenada em galões de plástico que podem já ter sido utilizados para produtos químicos em garrafas pet recolhidas do lixo. "As condições em que encontramos os produtos mostram que, se ingeridos, poderiam trazer riscos à saúde dos consumidores", afirma o auditor fiscal federal agropecuário e engenheiro agrônomo, Luiz Cesar Scheffer, que chefiou a operação. Foram encontrados ainda equipamentos inadequados usados na produção da bebida.

Produto era armazenado em galões de plástico que teriam sido retirados do lixo. (Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.