em

Formação de comissão do Plano Diretor de PG fica para a próxima semana 

A formação da comissão de vereadores que analisará o projeto de Lei 451/2019, de autoria do Poder Executivo, e que dispõe sobre a revisão do Plano Diretor de Ponta Grossa foi adiada novamente. A formação do grupo estava prevista para a sessão de segunda-feira (17), mas, como boa parte da sessão se destinou à formação das comissões permanentes, a composição da comissão que vai analisar o Plano Diretor ficou para a sessão de quarta-feira (19). 
No entanto, a Câmara cancelou a sessão ordinária de ontem por conta do falecimento da radialista Cléo Teixeira, cujo velório aconteceu na sede do legislativo. O presidente do Legislativo, Daniel Milla (PV), destacou, então, que a formação da comissão aconteceria na sessão extraordinária de hoje. Mas, com a mudança da data de sessão, muitos vereadores – que são líderes de partidos e deveriam indicar integrantes para a comissão – acabaram faltando à sessão. Assim, a definição deve ficar para a sessão de quarta-feira (26), já que segunda-feira (24), véspera de Carnaval, não haverá sessão, pois a Câmara fará ponto facultativo. Faltaram à sessão desta quinta os vereadores Dr. Zeca (Cidadania), Dr. Magno (PDT), Paulo Balansin (Pode), Sebastião Mainardes Junior (DEM) e Valtão (PP). 
A comissão deverá ser composta por cinco vereadores, indicados pelos líderes partidários; mas, caso não haja consenso, os vereadores votam, em plenário, como ficará formado o grupo.

Ordem do dia
Entre os projetos discutidos na sessão extraordinária foi aprovado, em segunda discussão, o projeto de Lei 111/19, de autoria da vereadora Professora Rose (PSB), que prevê isenção do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos municipais às doadoras de leite materno.

Também foi aprovado, em primeira discussão, o projeto de Lei 320/19, do vereador Florenal Silva (Pode), que institui o Dia da Língua Brasileira de Sinais – Libras, no calendário oficial do Município de Ponta Grossa. A iniciativa foi bastante elogiada por diversos vereadores.

Além disso, o PL 409/19, de autoria do Poder Executivo e que traz ajustes na Lei 6.857/2001 – o Código Tributário do Município, por meio de revogação de trecho da lei que determina que o lançamento da contribuição de melhoria será efetuado no máximo em 60 dias após a conclusão da obra pública, rendeu bastante discussão. Segundo o Executivo, a adequação se dá necessária porque o Código Tributário Nacional não prevê prazo para o lançamento de contribuição de melhoria, permanecendo para ela o prazo de cinco anos a contar do fato gerador. "Em ano eleitoral, o que a prefeitura quer é adiar o lançamento e mentir para a população, dizendo que não vai precisar pagar pela contribuição de melhoria dos asfaltos que estão sendo feitos", destaca Pietro Arnaud (Rede), que pediu vista do projeto por dez dias.  

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.