em

Fórum de Ponta Grossa abre as portas para o Pegaí

O Fórum Estadual de Ponta Grossa é o mais novo local a contar com uma estante do 'Pegaí Leitura Grátis'. Desde o mês de janeiro, as pessoas que passam por lá podem emprestar um dos títulos disponíveis, sem nenhum tipo de cadastro ou burocracia. O novo espaço foi cedido pela juíza da Vara da Infância e Juventude, a diretora do Fórum, Noeli Reback.

Somente no primeiro mês de 2018, o 'Pegaí Leitura Grátis' já implantou três novos locais para “aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”. Um no hall de entrada da Rádio Santana, outro dentro do ônibus metropolitano da Viação Iapó, que faz a linha Ponta Grossa – Carambeí, e agora no Fórum Estadual. Todos eles com grande saída de livros. “Percebemos que está dando certo quando vemos que as estantes estão ficando vazias”, conta o idealizador e coordenador do Pegaí, Idomar Augusto Cerutti, explicando que há voluntários que ficam responsáveis pela manutenção das estantes.

A manutenção envolve alimentar as estantes com novos livros e também o cuidado delas, de acordo com os ‘princípios’ do Pegaí. “Temos algumas regrinhas que seguimos. A mais básica delas é que aceitamos apenas livros de literatura, não os de estudo”, aponta Cerutti, acrescentando ainda que as devoluções das obras, após as leituras, devem ser feitas nas caixas de coleta e doações, e não nas estantes. “Isso nos ajuda a contabilizar o número de leitores”, explica.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.