Política

Fórum do TCE capacita pessoas para exercer controle social 

Ponta Grossa recebe nesta quarta-feira (16) o Fórum de Controle Social promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), com objetivo de treinar representantes de entidades sobre como efetuar o controle do gasto do dinheiro público e assim ampliar a participação da sociedade na fiscalização. Participara do encontro, que acontece no campus da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) representantes de conselhos municipais, prefeituras, câmaras e observatórios sociais de diversas cidades da região. 
Entre os temas abordados estão a organização de comunidades virtuais e a montagem de um plano ágil para o exercício do controle social; a utilização da Ouvidoria do TCE-PR como aliado nessas ações; as auditorias realizadas pelo Tribunal nos municípios paranaenses; e a fiscalização de terceirização de serviços no setor público. "A iniciativa privada pode fazer tudo que a lei não proíbe. Mas com o agente público é diferente: ele pode fazer apenas o que a lei estabelece", destacou o coordenador-geral de Fiscalização do TCE, Mauro Munhoz durante a a abertura do encontro, que contou com a participação da vice-prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt. 
Munhoz ressaltou ainda que a população deve ter consciência de que a pouca participação nas ações da administração pública significa também que pode ser pouco atendido em suas reivindicações. "Não adianta reclamar se não há participação", reforçou. 

Mais 
Além do Fórum, o TCE está reformula sua atuação e passa a trabalhar de forma preventiva, em tempo real, priorizando a fiscalização in loco, para obter resultados mais imediatos para a população.
 

Mauro Munhoz, coordenador-geral de Fiscalização do TCE, destaca importância da sociedade na vida pública (Foto: José Aldinan)