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Fórum em Foz do Iguaçu irá debater a importância do CreaJr na formação de líderes

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), em parceria com instituições de ensino, promove de 7 a 9 de agosto, o 26º Fórum de Docentes e Discentes, no Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC), em Foz do Iguaçu. O evento, que vai abordar a temática “A Inovação Para um Ensino Superior”, reúne professores e acadêmicos das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, além de dirigentes das instituições de ensino, Conselheiros Regionais e Federais e autoridades.

A programação inclui palestras, mesas-redondas e painéis, além do anúncio dos vencedores do Prêmio “Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino” e da sede do 27º Fórum de Docentes e Discentes. Um dos painéis vai abordar o tema “A importância do CreaJr na formação de líderes”. O Programa CreaJr-PR, criado em 2005, tem como objetivo aproximar os estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências do sistema profissional e viabilizar o conhecimento sobre o órgão regulador da futura profissão, sua estrutura e organização. Também incentiva os futuros profissionais à prática do exercício profissional ético e responsável.

Foi este legado que o programa deixou para a Engenheira Agrônoma Paula Carolina de Mattos, que participou do CreaJr no período de 2016 a 2018, no Cescage, em Ponta Grossa. “Fui membro dirigente do programa e ele me mostrou a importância de ser uma profissional ética, a conhecer o Sistema, as leis que regem a profissão e, o mais importante, a participar e lutar por melhorias”, diz. Um dos vieses do Programa é o desenvolvimento de lideranças, que apresenta resultados em todo o Estado, a exemplo da Engenheira Paula que integra o quadro colaborativo do Conselho, desempenhando a função de Inspetora.

O Engenheiro Civil Claiton Markus Schlindwein também é um dos integrantes do painel. Em 2013 ele participou do CreaJR, na Faculdade Assis Gurgacz, em Cascavel, onde foi eleito membro dirigente em uma segunda eleição. “O Programa me oportunizou conhecer novas pessoas, com visões diferentes, além de participar de discussões importantes”, comenta. Segundo ele, outros aprendizados resultaram na melhor postura profissional e na forma de se comunicar. “Foram diversos os benefícios. Assim que me formei entrei na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon, onde desempenho atualmente a função de Conselheiro Suplente”, conta.

O Programa CreaJr é aberto a todas as instituições de ensino do Estado, tantos as de nível superior quanto as de nível tecnológico. No Estado, são cerca de 120 instituições de ensino que possuem membros do CreaJr e  6 mil membros corporativos, sendo que 67 são membros dirigentes e representam o CreaJr nas respectivas universidades e faculdades.  Tanto o cadastro quanto as ferramentas online e benefícios oferecidos são gratuitos.

O Engenheiro de Pesca, Ronan Maciel Marcos, que coordena há dois anos o curso de Engenharia de Aquicultura, da Universidade Federal da Fronteira do Sul, também participou do CreaJr em 2008, quando era acadêmico da Unioeste, em Toledo. “Fui o segundo membro dirigente e obtive muito conhecimento com o programa, que me oportunizou ainda novas experiências e contato com profissionais experientes. Certamente minha trajetória profissional tem reflexo do CreaJr”, reforça.

Sobre o Crea PR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais da empresa das áreas da engenharia, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

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