em

FPF mantém roteiro planejado para reinício do Campeonato Paranaense

Mesmo com os três casos confirmados de covid-19 no FC Cascavel e a insistência do Londrina em não querer entrar em campo este mês pelo Campeonato Paranaense, a Federação Paranaense de Futebol mantém o cronograma conforme o previsto, que é de reiniciar o certame entre os dias 17 ou 25 de junho, com os jogos valendo pelas quartas de final em seis datas. Mas a entidade voltou a destacar que tudo ainda depende de que as fases do protocolo caminhem junto com a Secretaria Estadual de Saúde.

O presidente do grupo gestor do Tubarão, Sérgio Malucelli, comunicou a FPF que não pretende jogar futebol em junho, alegando que até o momento não existe uma data confirmada e por essa razão ainda não realizou os testes para o covid-19 e nem estabeleceu um cronograma para reiniciar os treinos. O adversário do Londrina nas quartas de final é o Athletico Paranaense.

Contudo, o vice-presidente da FPF, Amauri Escudero, entende que o Estadual deve ocorrer como o previsto. “Ainda não exite uma data certa confirmada. Mas, a previsão é de recomeçar o Campeonato Paranaense ainda neste mês de junho, conforme o que foi pré estabelecido pelo presidente Hélio Cury. Obviamente segundo todas as determinações do protocolo regulamentado pela Secretaria Estadual de Saúde”, disse o dirigente.

Se o Tubarão não entrar em campo, quando se reiniciado o Estadual na segunda quinzena de junho, o dirigente da FPF afirmou que será efetuado WO, classificando então o Furacão para as semifinais.

Os casos confirmados de covid-19 no FC Cscavel foram do zagueiro Guilherme Borech, o atacante Magno e do presidente do clube, Valdinei Silva. Amauri avaliou que os procedimentos estão dentro da normalidade, uma vez que os dois jogadores,alémdo presidente do clube, ficarão em isolamento durante 15 dias, e isso não deve atrapalhar o cronograma da equipe.

“Tudo está caminhando conforme o previsto. Diagnósticos de covid-19 estavam sendo esperados e no caso do Cascavel, já foram tomadas todas as providências e acredito que vai ser assim,seguindo as fases do protocolo e posteriormente aprovadas pela Secretaria de Saúde do Estado”, avaliou o dirigente.

Amauri Escudero afirmou que as atividades presenciais no Cianorte também já iniciaram esta semana. O Cianorte enfrentará o Fantasma no mata-mata.

Fases

O protocolo está dividido em cinco fases. A primeira era elaborar um documento dos procedimentos de saúde para o retorno das atividades presenciais. A segunda foi reiniciar os treinos presenciais deforma individualizada, procedimentos estes que o Operário Ferroviário, Coritiba, Athletico, Paraná Clube e FC Cascavel já realizaram.

A terceira fase do protocolo fica por conta dos treinos coletivos, que antes terão que ter nova aprovação da Secretaria Estadual de Saúde. A quarta fase será o reinício do Campeonato Parananense seguido da quinta fase, que será o acompanhamento da pandemia.

Os confrontos das quartas de final do Campeonato Paranaense 2020 são: Paraná x Coritiba, Cianorte x Operário, Rio Branco x FC Cascavel e Londrina x Athletico, com jogos de ida e volta. (Foto: José Tramontin -OFEC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.