em

Frísia e Fundação ABC realizam 1º Show Tecnológico do Cerrado no Tocantins

Um dos principais objetivos da Frísia quando se instalou em Paraíso do Tocantins (63 km de distância de Palmas) em 2016 era levar a experiência da mais antiga cooperativa paranaense, gerando informações para os produtores locais. Nesse período, a cooperativa inaugurou um moderno entreposto de grãos, realizou dias de campo junto à Fundação ABC e conquistou novos cooperados. No dia 14 de fevereiro (sexta-feira), o ponto alto desse trabalho será o 1º Show Tecnológico Cerrado.

O gerente de Negócios Agrícolas da Frísia, Marcelo Cortês Cavazotti, afirma que os 95 anos de história da cooperativa estão se estendendo para o Tocantins e que o evento irá "entregar" informação técnica de qualidade para os cooperados e demais produtores da região. "É uma oportunidade ímpar para eles conseguirem ver anos de pesquisa". Cavazotti lembra que os produtores daquela região têm mais de 50 variedades de soja para ver a nível de campo, assim o Show Tecnológico será uma forma deles terem mais conhecimento sobre, por exemplo, a variedade ideal, a melhor época para plantio, entre outras questões.

Outro objetivo é mostrar o quão a Frísia pode agregar no negócio deles. "O cliente cooperado e o fornecedor da cooperativa sentam no mesmo lado da mesa, juntos nós brigamos pelo mesmo bem comum. O agricultor tem a segurança que a soja está lá para ser vendida no momento que achar melhor", explica.

No evento, estarão presentes o diretor-presidente da Frísia, Renato Greidanus; o diretor vice-presidente, Gaspar de Geus; diretores agrícolas; e coordenadores.

Campo Experimental

Luís Henrique Penckowski, gerente técnico de Pesquisa da Fundação ABC, destaca que no período da manhã, o Show Tecnológico terá atividades de campo, com as quatro estações da Fundação ABC. Já no período da tarde, será a inauguração oficial do Campo Experimental com o descerramento da placa e palestra principal com a jornalista Kellen Severo.

Na última safra, 19/20, vendo que há possibilidade de crescimento da produção, a Frísia investiu na construção de um campo experimental junto com a Fundação ABC, que fica anexo ao entreposto na cooperativa em Paraíso do Tocantins. "Com a estrutura do campo experimental, surge a oportunidade de mostrar nosso trabalho na região, resultado de um trabalho de 35 anos que a Fundação realiza nos Campos Gerais", destaca o gerente técnico.

Programação do 1º Show Tecnológico Cerrado

– 8h às 8h30: inscrição;

– 8h30 às 12h: giro nos campos experimentais;

– 12h às 13h30: almoço;

– 13h30 às 14h30: descerramento da placa de inauguração do Campo Experimental

Momento Fundação ABC

Momento Frísia

– 14h30 às 15h30: palestra com a jornalista Kellen Severo

– 15h30 às 17h30: visitação estandes empresas parceiras

Serviço
1º Show Tecnológico Cerrado
14 de fevereiro (sexta-feira)
Campo Experimental, anexo Entreposto Frísia
Fazenda Santa Maria, Rodovia 080, Km 45
Paraíso do Tocantins (TO)
Entrada gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.