em

Frísia integra 6º Fórum de Agricultura da América do Sul

O superintendente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Emerson Moura, participou na manhã de sexta-feira (24) do painel “Cooperativismo – surge uma nova economia: a economia da cooperação”, dentro do 6º Foro de Agricultura de America del Sur, realizado em Curitiba. Além de Moura, estiveram presentes no painel os presidentes da Cooperativa Castrolanda, Frans Borg, e da Cooperativa Capal, Erik Bosch.

Os desafios e conquistas do modelo de intercooperação implantado pelas três cooperativas na região dos Campos Gerais do Paraná, que resultou na criação da Unium, marca institucional que representa projetos e unidades industriais em que as três cooperativas atuam em parceria, foram os assuntos principais do debate.

Emerson Moura afirmou que, para começar a pensar num projeto de intercooperação, é preciso quebrar paradigmas e preconceitos. “São muitos os desafios para implantar uma ação em parceria entre cooperativas. Não se pode ficar dizendo que o processo é difícil e inviável. É necessário avançar de forma transparente nas discussões do modelo próprio para cada realidade. Outro aspecto é a disposição em discutir sobre as decisões de forma transparente e acatá-las quando determinadas e aprovadas”, afirmou.

A Unium reúne as marcas Alegra, de carne suína e derivados; Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso, de lácteos; e Herança Holandesa, de trigos, para produção de massas, pães e biscoitos. A marca já nasceu com cinco mil famílias de cooperados e apresenta um faturamento anual superior a R$ 7 bilhões.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.